A gestão do território em áreas mineradas: questões sociais, econômicas, históricas e ambientais. O caso da mina Morro da Mina e a Escola Meridional, em Conselheiro Lafaiete, MG
Palavras-chave:
mineração, produção do espaço, planejamento urbano, Escola Meridional, Conselheiro Lafaiete.Resumo
O artigo trabalha a complexa realidade da gestão de territórios em áreas mineradas, considerando os diferentes atores que atuam na produção do espaço. O urbano será tratado como estruturador desse espaço e base de integração territorial. Será utilizado como estudo de caso o conflito no município de Conselheiro Lafaiete-MG, entre a empresa Vale, detentora do direito de lavra da Mina Morro da Mina, a Escola Meridional e os impactos resultantes desse conflito no meio urbano.
Downloads
Publicado
2017-11-22
Como Citar
SILVA LELLIS, L. de S.; OLIVEIRA ARAÚJO, F. A gestão do território em áreas mineradas: questões sociais, econômicas, históricas e ambientais. O caso da mina Morro da Mina e a Escola Meridional, em Conselheiro Lafaiete, MG. Nova Economia, [S. l.], v. 26, n. Esp, 2017. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/3962. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Número Especial
Licença
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).