A relação de fatores individuais, familiares e escolares com a distorção idade-série no ensino público brasileiro

Autores

  • Alysson Lorenzon Portella CEDEPLAR/UFMG
  • Tanise Brandão Bussmann UNIPAMPA e PPGE/PUCRS
  • Ana Maria Hermeto de Oliveira CEDEPLAR/UFMG

Palavras-chave:

distorção idade-série, modelos de contagem, modelos de contagem com zeros inflados.

Resumo

Este trabalho discute os fatores relacionados à distorção idade-série, indicando quais são os principais determinantes desta defasagem para estudantes do ensino público do Brasil. A partir de uma análise econométrica, com dados da PNAD e do INEP de 2013, é avaliada a maneira como características pessoais, familiares e escolares estão relacionadas com a ocorrência de distorções. Em especial, este trabalho emprega modelos econométricos que tratam especificamente de dados de contagem, como o Poisson e o Binomial Negativo, bem como outros que trabalham com excesso de zeros, como o Poisson com Zeros Inflados e o Binomial Negativo com Zeros Inflados. Entre os resultados, destaca-se uma substutibilidade entre as variáveis do contexto educacional e as do contexto familiar individual, pela redução dos coeficientes destas com a adição das variáveis educacionais. Além disso, destaca-se que na medida em que a idade avança, a ausência de distorção reflete-se em menor probabilidade de ela ocorrer no futuro.

Biografia do Autor

Alysson Lorenzon Portella, CEDEPLAR/UFMG

Bolsista CNPq

Tanise Brandão Bussmann, UNIPAMPA e PPGE/PUCRS

Professora Assistente - UNIPAMPA. Doutoranda em Economia - PPGE/PUCRS. email: 

Ana Maria Hermeto de Oliveira, CEDEPLAR/UFMG

Professora Associada UFMG

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Publicado

2018-03-04

Como Citar

PORTELLA, A. L.; BUSSMANN, T. B.; DE OLIVEIRA, A. M. H. A relação de fatores individuais, familiares e escolares com a distorção idade-série no ensino público brasileiro. Nova Economia, [S. l.], v. 27, n. 3, 2018. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/3138. Acesso em: 26 nov. 2020.

Edição

Seção

Números Regulares