Aspectos institucionais da formação de preços
Resumo
De acordo com a visão tradicional do processo de formação de preços, estes resultam das interações entre oferta e demanda. Um preço de equilíbrio é aquele no qual as quantidades demandadas se igualam às quantidades ofertadas. O sistema de preços fornece um mecanismo por meio do qual mudanças nas condições de oferta e demanda condicionam a eficiência alocativa dos recursos. No entanto, em grande medida, os preços não são determinados no mercado pela oferta e demanda nessa acepção estrita, mas por outros fatores como poder, estruturas de mercado, convenções, regras, rotinas etc. O propósito deste artigo é investigar o papel e a influência de uma variedade de instituições no processo de formação de preços, com particular ênfase nas convenções.
Palavras-chave formação de preços; instituições; convenções; economia heterodoxa
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).