Was it Uruguay or coffee? The causes of the beef jerky industry’s decline in southern Brazil (1850 – 1889)
Palavras-chave:
doença holandesa, escravidão no Brasil, comércio do UruguaiResumo
O que causou o declínio da produção de charque no Brasil? Sendo o principal alimento dos escravos, o charque era a indústria mais importante do sul do Brasil. No entanto, em 1850, produtores estavam preocupados porque não conseguiam competir com a indústria uruguaia. Interpretações tradicionais atribuem o declínio a diferenças em produtividade entre os mercados de trabalho; pois enquanto o Brasil utilizava trabalho escravo, o Uruguai havia abolido a escravidão em 1842. Pesquisas recentes também levantam a possibilidade de uma “doença holandesa” no Brasil, decorrente do forte crescimento nas exportações de café. Ambas hipóteses são testadas e argumenta-se que o declínio da produção brasileira foi associado a mudanças estruturais na demanda por carne de baixa qualidade. Políticas de proteção comercial criaram desincentivos para os produtores brasileiros aumentarem a produtividade e diversificar a indústria de carne.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).