Política monetária e taxa de câmbio em uma pequena economia aberta: uma análise empírica para o Brasil
Palavras-chave:
VAR Estrutural, política monetária, choques na taxa de câmbio, decomposição Cholesky-sinal, pequena economia aberta.Resumo
O objetivo deste artigo é verificar empiricamente a resposta da política monetária (taxa de juros) a choques na taxa de câmbio no Brasil durante o regime de metas de inflação, considerando a relação contemporânea endógena existente entre tais variáveis (política monetária e taxa de câmbio). Seguindo Bjørnland e Halvorsen (2014), será estimado um modelo SVAR (vetor autorregressivo estrutural) identificado através da combinação de restrições de sinais e de curto prazo (decomposição Cholesky-sinal). Os resultados obtidos mostram que há uma resposta importante e significativa da política monetária a choques na taxa de câmbio. A resposta da política monetária é imediata, o que nos leva a concluir que negligenciar a interação contemporânea entre tais variáveis pode produzir resultados imprecisos. Além disso, não encontramos evidências significativas de qualquer puzzle na resposta da taxa de câmbio e da inflação a choques na política monetária.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).