O impacto das commodities sobre a dinâmica da inflação no Brasil e o papel amortecedor do câmbio: evidências para o CRB Index e Índice de Commodities Brasil
Palavras-chave:
preços de commodities, inflação, taxa de câmbio, CRB, IC-Br.Resumo
O presente trabalho investiga os impactos de choques de commodities, medidos pelo CRB index e pelo índice IC-Br, sobre a dinâmica inflacionária no Brasil, de janeiro de 2005 a dezembro de 2013, por meio de modelos vetoriais autoregressivos (VAR). Em especial, testou-se o papel da taxa de câmbio nominal enquanto mecanismo de amortecimento das pressões inflacionárias advindas daqueles choques. Os principais resultados foram os seguintes: (i) ambos os índices utilizados são robustos para antecipar variações de preços ao consumidor no Brasil; (ii) o CRB index é mais indicado para revelar a correlação inversa entre preços de commodities e a taxa nominal de câmbio no Brasil; (iii) as variações cambiais advindas dos choques nos preços de commodities são, como previsto pela literatura, um mecanismo importante de amortecimento das pressões inflacionárias resultantes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).