Economic mainstream and power: a profile analysis of Central Bank directors during PSDB and PT governments in Brazil
Palavras-chave:
Banco Central do Brasil, elites burocráticas, mainstream econômico, diretores do Banco Central do BrasilResumo
Este artigo faz uma análise das trajetórias profissionais e dos backgrounds educacionais dos diretores do Banco Central do Brasil que serviram desde o primeiro governo de Fernando Henrique Cardoso (1995) até o término do primeiro mandato de Dilma Rousseff (2014). O trabalho apresenta duas novidades. Primeiro, a elaboração de um banco de dados inédito sobre os currículos dos 39 diretores que atuaram nos governos no período mencionado. Segundo, a utilização da literatura em metodologia da Economia para a caracterização dos backgrounds educacionais dos diretores com formação em Economia. Os resultados mais gerais apontam para uma diferenciação entre o tipo de diretor recrutado para as diretorias envolvidas com decisões de política econômica e para aquelas que lidam com questões organizacionais do banco. Entretanto, não há diferença significativa entre o tipo de diretor escolhido pelos governos do PSDB e do PT.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).