Dinâmica econômica e empresariamento urbano em cidades médias sob o impacto da reestruturação produtiva

Autores

  • Eliana T. Terci Universidade de São Paulo
  • Jefferson O. Goulart Universidade Estadual Paulista
  • Estevam V. Otero Universidade Metodista de Piracicaba

Palavras-chave:

liberalização econômica, reestruturação produtiva, empresariamento urbano, cidades médias.

Resumo

O artigo analisa comparativamente processos contemporâneos de desenvolvimento urbano de cidades médias, tendo em conta o processo de reestruturação produtiva no contexto da liberalização econômica a partir da década de 1990 até 2011. A base empírica consistiu de três cidades médias do interior paulista: Piracicaba, Bauru e Rio Claro. Os dados sobre o desenvolvimento econômico e o gasto público evidenciam o predomínio de interesses empresariais na gestão dessas cidades com a finalidade de torná-las atrativas para as inversões privadas, ensejando o empresariamento das cidades. A ação do poder público local se revelou determinante para a dinamização da economia urbana e regional. Esse cenário está ligado, de um lado, ao esvaziamento do Estado e de suas políticas de desenvolvimento urbano e regional e, de outro, ao novo papel destacado dos municípios no esforço de readequação de suas estruturas produtivas visando a atrair os empreendimentos privados.

Biografia do Autor

Eliana T. Terci, Universidade de São Paulo

Professora da área de História Econômica do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP)

Jefferson O. Goulart, Universidade Estadual Paulista

Professor de área de Ciência Política da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - FAAC-UNESP, Campus de Bauru e pesquisador do CEDEC

Estevam V. Otero, Universidade Metodista de Piracicaba

Professor da área de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo - FEAU-UNIMEP e doutorando da FAU-USP

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

TERCI, E. T.; GOULART, J. O.; OTERO, E. V. Dinâmica econômica e empresariamento urbano em cidades médias sob o impacto da reestruturação produtiva. Nova Economia, [S. l.], v. 27, n. 1, 2017. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/2825. Acesso em: 26 nov. 2020.

Edição

Seção

Números Regulares