Metrópoles diversas e colônias semelhantes – uma análise crítica da hipótese das transferências institucionais entre metrópoles e colônias

Autores

  • Luiz Paulo Ferreira Nogueról Departamento de História da Universidade de Brasília

Palavras-chave:

nova economia institucional, colonialismo

Resumo

O artigo apresenta evidências de que a concepção comum sobre as transferências institucionais entre metrópoles e colônias, com base em Douglass North, não é sempre verdadeira. Para tanto, fez uso de fontes primárias argentinas, obtidas no Archivo General de La Nación, do Brasil Holandês, publicadas pela Companhia Editora de Pernambuco, e de Salvador às vésperas da Independência, de autoria do desembargador João Rodrigues de Brito. Verificou-se que, apesar da diversidade das metrópoles, as colônias possuíam instituições semelhantes.

Biografia do Autor

Luiz Paulo Ferreira Nogueról, Departamento de História da Universidade de Brasília

Doutor em Economia Aplicada pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (2003), Mestre em Economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e Graduado em Economia e em História pela Universidade de Brasília (1994).

Downloads

Publicado

2016-12-22

Como Citar

NOGUERÓL, L. P. F. Metrópoles diversas e colônias semelhantes – uma análise crítica da hipótese das transferências institucionais entre metrópoles e colônias. Nova Economia, [S. l.], v. 26, n. 2, 2016. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/2560. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Números Regulares