Uma investigação e aplicação das novas medidas de alfabetização no Brasil
Palavras-chave:
medidas de alfabetização, analfabetos não isolados, analfabetos isolados, externalidadesResumo
Este trabalho objetiva investigar o analfabetismo no Brasil com base no uso de medidas que utilizam os conceitos de externalidades da alfabetização e analfabetismo isolado. Entende-se por “analfabetos isolados” aqueles indivíduos analfabetos que não convivem com pessoas alfabetizadas. Para tanto, avalia-se o perfil de alfabetização da população brasileira com esses conceitos e aplicam-se as principais medidas de alfabetização desenvolvidas recentemente. Da investigação do perfil de alfabetização no país, constata-se ser a região Nordeste a que apresenta os piores resultados entre as demais, uma vez que é a que tem a maior parcela de analfabetos isolados do total. Além disso, a proporção de pessoas que residem em arranjos domiciliares com chefes solteiros, sem filhos e sem outros parentes é fortemente associada às variações nos rankings das diferentes medidas de alfabetização dos municípios do Nordeste.Downloads
Publicado
2014-05-29
Como Citar
RIBEIRO, F. G.; DE SOUZA, A. P. F. Uma investigação e aplicação das novas medidas de alfabetização no Brasil. Nova Economia, [S. l.], v. 23, n. 3, 2014. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/2476. Acesso em: 14 nov. 2024.
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