Fatores determinantes da inovação nas empresas agroindustriais de carne
Palavras-chave:
inovação de produtos e processos, agroindústria de carne, fontes de inovação, intensidade tecnológica, exportaçõesResumo
O trabalho analisa os fatores determinantes de inovação em produtos e processos nas empresas agroindustriais de carne. A amostragem foi intencional, em 94 empresas brasileiras. A metodologia de natureza quantitativa e analítica. Utilizaram-se estatística não paramétrica, análise univariada, bivariada e testes de hipóteses. Foram testadas seis hipóteses na pesquisa empírica, realizada por levantamento, e a análise estatística confirma as hipóteses: as empresas são pouco inovadoras, a maioria faz inovação em processos mediante a compra de equipamentos modernos e ofertam novos produtos; as principais fontes de inovação são fornecedores, clientes, conferências, feiras e exposições. As grandes empresas são exportadoras, investem em inovação, adotam estratégia tecnológica ofensiva e usam recursos governamentais em P&D. Conclui-se que o setor tem baixo potencial inovador, as transformações resultam de inovações incrementais, e as empresas
inovadoras apresentam maior porte e
potencial exportador.
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