Fatores determinantes da inovação nas empresas agroindustriais de carne

Autores

  • Vanderlei José Sereia Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Eva Stal Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU
  • Marcia Regina Gabardo da Câmara Universidade Estadual de Londrina - UEL

Palavras-chave:

inovação de produtos e processos, agroindústria de carne, fontes de inovação, intensidade tecnológica, exportações

Resumo

O trabalho analisa os fatores determinantes de inovação em produtos e processos nas empresas agroindustriais de carne. A amostragem foi intencional, em 94 empresas brasileiras. A metodologia de natureza quantitativa e analítica. Utilizaram-se estatística não paramétrica, análise univariada, bivariada e testes de hipóteses. Foram testadas seis hipóteses na pesquisa empírica, realizada por levantamento, e a análise estatística confirma as hipóteses: as empresas são pouco inovadoras, a maioria faz inovação em processos mediante a compra de equipamentos modernos e ofertam novos produtos; as principais fontes de inovação são fornecedores, clientes, conferências, feiras e exposições. As grandes empresas são exportadoras, investem em inovação, adotam estratégia tecnológica ofensiva e usam recursos governamentais em P&D. Conclui-se que o setor tem baixo potencial inovador, as transformações resultam de inovações incrementais, e as empresas
inovadoras apresentam maior porte e
potencial exportador.

Biografia do Autor

Vanderlei José Sereia, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Professor Dr. do Economa Deparatmento de Economia da UEL Centro de Ciências Sociais Aplicados

Eva Stal, Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU

Professora Dra. do Programa de Pós-Graduação da FMU

Marcia Regina Gabardo da Câmara, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Professora Dra. do Mestrado em Economia Regional da UEL

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Publicado

2016-03-07

Como Citar

SEREIA, V. J.; STAL, E.; CÂMARA, M. R. G. da. Fatores determinantes da inovação nas empresas agroindustriais de carne. Nova Economia, [S. l.], v. 25, n. 3, 2016. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/2344. Acesso em: 29 nov. 2020.

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