O déficit habitacional no Brasil: uma estimativa a partir dos dados da PNAD - 1995
Resumo
Este texto apresenta uma análise da demanda por unidades habitacionais no Brasil a partir dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - 1995, do IBGE. Seu objetivo é fornecer uma avaliação das atuais dimensões do déficit habitacional brasileiro, seus principais determinantes e sua distribuição entre as Regiões Metropolitanas do país. Adicionalmente, também serão analisados aspectos vinculados às condições gerais da infra-estrutura habitacional - especificamente aqueles relacionados à cobertura das redes gerais de saneamento básico - os quais permitem avaliar com maior rigor a dimensão qualitativa da questão habitacional. A principal razão das inúmeras divergências observadas entre as diversas tentativas de mensuração do déficit habitacional refere-se à falta de uma conceituação precisa. Assim, este estudo tem como meta implícita oferecer uma alternativa que permita uma avaliação direta do que se pode chamar de core deficit utilizando-se os dados das diversas PNADs.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).