Um exemplo de aplicação de técnicas de estatística multivariada na construção de índices de preços
Abstract
Este artigo consiste na ilustração de como as técnicas de Estatística Multivariada podem ser empregadas na construção de índices econômicos e na comparação de estabelecimentos comerciais no que se refere aos preços de produtos praticados. Como exemplo, apresentamos uma análise estatística dos preços praticados pelos diversos hipermercados de Belo Horizonte, Minas Gerais, no que se refere à comercialização de produtos de primeira necessidade, como os gêneros alimentícios, de higiene e de limpeza. Sete dos principais hipermercados de Belo Horizonte foram analisados. A amostra de preços foi coletada no período de 16 de março a 23 de abril de 1994. A partir da construção de índices de preços pela Técnica de Análise de Componentes Principais, foi possível identificar os hipermercados que estavam comercializando seus produtos a preços mais baratos e aqueles com preços mais caros. Uma outra comparação foi efetuada pela Técnica Alternativa de Análise de Conglomerados. O software estatístico utilizado para análise foi o SAS.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).