Integração vertical: um painel da literatura
Resumo
A firma pode ser analisada sob vários aspectos. No que diz respeito ao seu tamanho, a firma pode ser vista quanto às suas dimensões horizontal e vertical. A dimensão horizontal se refere à escala de produção, quando a firma é produtora de um único produto, ou ao seu escopo nas firmas multi-produtos. E a dimensão vertical reflete a extensão na qual os bens e serviços, que podem ser comprados de outras firmas, são produzidos internamente. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo apontar algumas contribuições a esta temática, buscando relacionar alguns dos principais aspectos da teoria da integração vertical entre as firmas, tais como os incentivos tecnológicos para a integração vertical, os incentivos resultantes das imperfeições de mercado, o papel dos custos de transação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).