Integração vertical: um painel da literatura

Autores

  • Maria Cristina Mac Dowell
  • José Carlos Cavalcanti

Resumo

A firma pode ser analisada sob vários aspectos. No que diz respeito ao seu tamanho, a firma pode ser vista quanto às suas dimensões horizontal e vertical. A dimensão horizontal se refere à escala de produção, quando a firma é produtora de um único produto, ou ao seu escopo nas firmas multi-produtos. E a dimensão vertical reflete a extensão na qual os bens e serviços, que podem ser comprados de outras firmas, são produzidos internamente. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo apontar algumas contribuições a esta temática, buscando relacionar alguns dos principais aspectos da teoria da integração vertical entre as firmas, tais como os incentivos tecnológicos para a integração vertical, os incentivos resultantes das imperfeições de mercado, o papel dos custos de transação.

Downloads

Publicado

2013-12-09

Como Citar

MAC DOWELL, M. C.; CAVALCANTI, J. C. Integração vertical: um painel da literatura. Nova Economia, [S. l.], v. 8, n. 1, 2013. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/2240. Acesso em: 29 nov. 2020.

Edição

Seção

Números Regulares