Modelos estatísticos e econométricos para estudo da sazonalidade de preços: o caso do preço da carne de boi
Resumo
Nesse trabalho estuda-se, utilisando diferentes métodos de análise, o componente de variação sazonal de uma série de preços recebidos pelos produtores de gado do Estado de São Paulo, série que se extende de 1954 a 1995. O primeiro método empregado na análise é descritivo: consiste em calcular as "médias sazonais" e os "falores sazonais". Na seqüência, mostra-se como se estimam as médias sazonais mediante análise de regressão com uma equação que tem onze variáveis dummy como regressores. Contudo, a avaliação dessa regressão mostra que seus resultados são insatisfatórios devido, principalmente, ao problema de autocorrelação dos resíduos. Uma nova especificação da equação de regressão é proposta, sendo necessário utilizar os critérios ERR (Error Reduction Ratio) e o de Akaike para determinar a ordem e o número ótimo de termos autoregressivos a ser incluídos na equação. Esses resultados mostram um ajuste mais satisfatório dos dados.Downloads
Publicado
2013-11-18
Como Citar
AGUIRRE, A.; AGUIRRE, L. A. Modelos estatísticos e econométricos para estudo da sazonalidade de preços: o caso do preço da carne de boi. Nova Economia, [S. l.], v. 9, n. 1, 2013. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/2196. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Números Regulares
Licença
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).