Discoursing development: the case of the European Investment Bank
Palavras-chave:
European Investment Bank, economic development, development discourse, development economics theories, Critical Discourse AnalysisResumo
O Banco Europeu de Investimento (BEI), embora tenha se tornado um importante agente do desenvolvimento, não teve sua competência para operar em países em desenvolvimento devidamente analisada e comprovada. Este artigo procura, em primeiro lugar, reconstruir o argumento sobre como seus investimentos contribuem para os países em desenvolvimento. Em segundo lugar, confronta-se este discurso com as teorias do desenvolvimento econômico, de forma a identificar suas inspirações teóricas. Em seguida, utiliza-se a Análise Crítica do Discurso para avaliar tais práticas discursivas. Argumenta-se no artigo que o discurso de desenvolvimento do BEI é predominantemente inspirado pelo Consenso de Washington, que é minimalista e pouco desenvolvido, bem como emprega técnicas discursivas que promovem e perpetuam as posições hegemônicas e ideológicas do Banco. O artigo conclui que, da perspectiva da economia do desenvolvimento, o BEI é limitado e desqualificado.Downloads
Publicado
2013-11-14
Como Citar
LESAY, I. Discoursing development: the case of the European Investment Bank. Nova Economia, [S. l.], v. 23, n. 2, 2013. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/2189. Acesso em: 27 nov. 2024.
Edição
Seção
Números Regulares
Licença
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).