Discoursing development: the case of the European Investment Bank

Autores

  • Ivan Lesay

Palavras-chave:

European Investment Bank, economic development, development discourse, development economics theories, Critical Discourse Analysis

Resumo

O Banco Europeu de Investimento (BEI), embo­ra tenha se tornado um importante agente do de­senvolvimento, não teve sua competência para op­erar em países em desenvolvimento devidamente analisada e comprovada. Este artigo procura, em primeiro lugar, reconstruir o argumento so­bre como seus investimentos contribuem para os países em desenvolvimento. Em segundo lugar, confronta-­se este discurso com as teorias do de­senvolvimento econômico, de forma a identificar suas inspirações teóricas. Em seguida, utiliza­-se a Análise Crítica do Discurso para avaliar tais práticas discursivas. Argumenta­-se no artigo que o discurso de desenvolvimento do BEI é predominantemente inspirado pelo Consenso de Wash­ington, que é minimalista e pouco desenvolvido, bem como emprega técnicas discursivas que pro­movem e perpetuam as posições hegemônicas e ideológicas do Banco. O artigo conclui que, da perspectiva da economia do desenvolvimento, o BEI é limitado e desqualificado.

Downloads

Publicado

2013-11-14

Como Citar

LESAY, I. Discoursing development: the case of the European Investment Bank. Nova Economia, [S. l.], v. 23, n. 2, 2013. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/2189. Acesso em: 24 nov. 2020.

Edição

Seção

Números Regulares