A economia do narcotráfico: uma abordagem a partir da experiência boliviana
Palavras-chave:
narcotráfico, economia das drogas, economia do crimeResumo
Este artigo analisa a econoniia do narcotráfico na Bolívia, dando ênfase à produção de coca - matéria-prima indispensável para a obtenção de cocaína, e desenvolve um referencial teórico capaz de explicar o vertiginoso crescimento da produção ilegal de coca, bem como prever a evolução da estrutura de mercado dessa indústria, frente à repressão. Os resultados econométricos confirmam as hipóteses levantadas neste trabalho e mostram que a evolução da produção ilegal de coca é explicada basicamente pelo diferencial de ganho nessa atividade, em relação ao ganho do setor legal da economia. Ademais, a repressão militar ao narcotráfico, imposta desde a década passada na Bolívia, não foi efetiva em conter o aumento da produção de coca, nem muito menos em reduzir o fluxo migratório de agentes e recursos para o narcotráfico, o qual desenvolveu novas tecnologias de producão, multiplicando o número de pequenos empreendimentos, através de uma drástica redução na escala de produção. Os resultados reforçam ainda mais o ponto de vista de que novas políticas antidrogas, para terem sucesso, terão que reduzir o diferencial de ganho dessa atividade ilegal vis-a-vis as atividades legais da economia e terão que considerar seriamente a descriminalização das drogas.Downloads
Publicado
2013-10-10
Como Citar
CARRERA-FERNANDEZ, J.; MALDONADO, G. E. C. A economia do narcotráfico: uma abordagem a partir da experiência boliviana. Nova Economia, [S. l.], v. 9, n. 2, 2013. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/2161. Acesso em: 14 nov. 2024.
Edição
Seção
Números Regulares
Licença
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).