Fronteiras agrícolas no Brasil: a lógica de sua ocupação recente
Palavras-chave:
fronteira agrícola, Brasil, áreas de expansão, capitalismo e fronteira agrícolaResumo
Compreender a natureza dos processos que vêm ocorrendo nas fronteiras agrícolas, característícas da transferência de capital e de tecnologia e os impactos sócio-econômicos e as perspectivas para tais áreas são os objetivos do presente trabalho. Parte-se da constatação de que as fronteiras agrícolas tiveram dinãmicas de formação e evolução diferenciadas, o que lhes dá características e lógicas de evolução díspares. As áreas de fronteira agrícola no Brasil têm representado o desbravamento e a incorporação de novas terras ao setor agrícola de variadas maneiras e desenvolvendo atividades também distintas. Cabe ressaltar que muitas das áreas ainda chamadas de fronteiras já foram incorporadas ao processo agrícola de produção capitalista. Ao analisar os movimentos mais recentes, observamos que estes podem ser caracterizados por uma hegemonia da ocupação capitalista da fronteira sobre as tradicionais frentes de expansão.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
2013-10-03
Como Citar
SICSÚ, A. B.; LIMA, J. P. R. Fronteiras agrícolas no Brasil: a lógica de sua ocupação recente. Nova Economia, [S. l.], v. 10, n. 1, 2013. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/2145. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Números Regulares
Licença
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).