O crédito como mecanismo de transmissão da política monetária: aspectos teóricos e evidências empíricas para o Brasil

Autores

  • Mateus Boldrine Abrita Universidade Estadual de Maringá
  • Angelo Rondina Neto Universidade Estadual de Maringá
  • Luma de Oliveira Universidade Estadual de Maringá
  • Eliane Cristina de Araujo Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

política monetária, canal do crédito, Vetor de Correção de Erros (VEC)

Resumo

Este trabalho analisa a operacionalidade e a eficiência do canal de crédito como mecanismo de transmissão da política monetária no Brasil, para o período de janeiro de 2001 a setembro de 2011. Com esse fim, estimaram-se duas equações IS, com diferentes especificações para a taxa de juros real, com e sem crédito, a fim de medir a intensidade e o timing de resposta de variações da taxa de juros no produto. Para tanto, utilizou-se como metodologia o modelo de Vetor de Correção de Erros (VEC). Os resultados para as duas equações corroboram a eficácia do canal do crédito no Brasil, já que os efeitos negativos do choque na taxa de juros real sobre o produto são mais intensos e o afetam com mais rapidez, ao incluir a variável crédito.

Biografia do Autor

Mateus Boldrine Abrita, Universidade Estadual de Maringá

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Maringá (PCE/UEM). Bolsista CAPES. Bacharel em Ciências Econômicas pela UFMS.

Angelo Rondina Neto, Universidade Estadual de Maringá

Mestrando em Teoria Econômica da Universidade Estadual de Maringá, bolsista CNPq. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Londrina. Projeto de Iniciação Científica, bolsista PIBIC/CNPq.

Luma de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda em Teoria Econômica da Universidade Estadual de Maringá, bolsista CNPq. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá. Projeto de Extensão Conjuntura Econômica

Eliane Cristina de Araujo, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá (2002), mestrado em Economia pela Universidade Estadual de Maringá (2004) com intercâmbio na Technische universität Ilmenau (Alemanha) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Maringá. Atua principalmente nos seguintes temas: crescimento econômico, economia internacional e política monetária e cambial.

Downloads

Publicado

2014-09-29

Como Citar

ABRITA, M. B.; NETO, A. R.; OLIVEIRA, L. de; DE ARAUJO, E. C. O crédito como mecanismo de transmissão da política monetária: aspectos teóricos e evidências empíricas para o Brasil. Nova Economia, [S. l.], v. 24, n. 2, 2014. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/1752. Acesso em: 29 nov. 2020.

Edição

Seção

Números Regulares