Thorstein Veblen entre seus pares economistas: um estudo sobre a audiência e a estrutura argumentativa de sua crítica sistemática ao pensamento econômico

Autores

  • Marco Antonio Ribas Cavalieri Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Thorstein Veblen, história do pensamento econômico norteamericano, retórica da economia

Resumo

Este artigo pretende contribuir com a tendência revisionista da biografia intelectual de Thorstein Veblen. Especificamente, almejamos estudar o lugar de Veblen entre os economistas de seu tempo nos Estados Unidos. Para tanto, analisamos a audiência, o contexto e a estrutura da argumentação que o fundador do institucionalismo usou em uma série de textos publicados entre 1898 e 1909. A essa série demos o nome de “crítica sistemática do pensamento econômico”. Identificamos que Veblen estruturou seu argumento com a explícita intenção de costurar um acordo com sua audiência de economistas, utilizando para tal o expediente retórico de “reinvenção da tradição”.

Biografia do Autor

Marco Antonio Ribas Cavalieri, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Economia pelo Cedeplar/UFMG. Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico.

Downloads

Publicado

2015-08-13

Como Citar

CAVALIERI, M. A. R. Thorstein Veblen entre seus pares economistas: um estudo sobre a audiência e a estrutura argumentativa de sua crítica sistemática ao pensamento econômico. Nova Economia, [S. l.], v. 25, n. 1, 2015. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/1746. Acesso em: 26 nov. 2020.

Edição

Seção

Números Regulares