Eficiência técnica da Polícia Militar em Minas Gerais
Palavras-chave:
criminalidade, segurança pública, políticas públicas, Análise Envoltória de Dados (DEA)Resumo
Calcular um índice de eficiência no combate à criminalidade, que permitisse a comparação entre as unidades da Polícia Militar no Estado de Minas Gerais, foi o objetivo deste trabalho. Os índices de eficiência foram calculados por meio da técnica Data Envelopment Analysis e os resultados apontaram para uma grande discrepância entre os municípios analisados de tal forma que uma sugestão de política de segurança pública seria buscar a elevação dos índices de eficiência nos municípios com desempenho pouco satisfatório, utilizando aqueles mais eficientes como referência. Além disso, um modelo Tobit também foi estimado para testar a relevância que o ambiente socioeconômico exercia na obtenção dos índices de eficiência. Os resultados mostraram que o conjunto de variáveis utilizadas explicou apenas 10% da variabilidade dos índices calculados.Downloads
Publicado
2012-07-09
Como Citar
SCALCO, P. R.; AMORIM, A. L.; GOMES, A. P. Eficiência técnica da Polícia Militar em Minas Gerais. Nova Economia, [S. l.], v. 22, n. 1, 2012. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/1671. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Números Regulares
Licença
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).