Fatores de influência no preço do milho no Brasil

Autores

  • Carlos Eduardo Caldarelli UEL
  • Mirian Rumenos Piedade Bacchi USP

Palavras-chave:

milho, soja, preço, séries temporais

Resumo

Compreender a dinâmica de funcionamento do mercado de milho brasileiro, procedendo a uma investigação dos fatores que afetam as quantidades e preços nesse mercado, é o objetivo deste trabalho. Os testes de raiz unitária foram feitos utilizando-se a metodologia DF-GLS – Dickey Fuller Generalized Least Square – e os de cointegração de Johansen (1988). O modelo estimado, de ajuste pelo preço, foi um Modelo de Autorregressão Vetorial com Correção de Erros – VEC, sendo a identificação feita pelo procedimento de Sims-Bernanke. O estudo permite afirmar que existe forte interação entre os mercados de milho e de soja, mostrando uma relação de complementaridade na oferta e substitutibilidade na demanda, e que fatores macroeconômicos como renda e juros são importantes na determinação dos preços do milho ao produtor e no atacado. Vale ressaltar que os preços externos do milho mostraram relativa importância no processo de formação do preço doméstico do grão.

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Publicado

2012-07-09

Como Citar

CALDARELLI, C. E.; BACCHI, M. R. P. Fatores de influência no preço do milho no Brasil. Nova Economia, [S. l.], v. 22, n. 1, 2012. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/1669. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Números Regulares