Índice estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação como contribuição à melhoria da capacidade de gerência pública
Palavras-chave:
desenvolvimento regional, indicador-resumo, CT&IResumo
O presente trabalho procura fornecer meios para a construção de um indicador-resumo de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) em nível estadual. Dados os aspectos multifacetados que propiciam a construção de ambientes favoráveis ao desenvolvimento tecnológico e inovativos, em como o grande volume de indicadores primários desse fenômeno, busca apresentar uma síntese ao olhar dos gestores estaduais. Com base nos indicadores primários já existentes e usados em estudos internacionais e nas contribuições recentes de pesquisadores do tema, propõe sua organização e transformação por áreas temáticas, utilizando a experiência de sistematização de informações CT&I brasileiras. O produto final consiste em um único indicador formulado valendo-se da proposta metodológica de transformação de dados do Índice de Transformação Tecnológica do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) sob uma composição voltada às especificidades das unidades estaduais.Downloads
Publicado
2012-05-07
Como Citar
SANTOS, E. C. do C. Índice estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação como contribuição à melhoria da capacidade de gerência pública. Nova Economia, [S. l.], v. 21, n. 3, 2012. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/1593. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Números Regulares
Licença
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).