Efeitos da crise financeira de 2008 sobre o desemprego nas regiões metropolitanas brasileiras

Autores

  • Fábio José Ferreira da Silva Banco Central do Brasil
  • Fernando de Aquino Fonseca Neto Banco Central do Brasil e Universidade Católica de Pernambuco

Palavras-chave:

crise do subprime, desemprego, Brasil

Resumo

O artigo analisa os desdobramentos da crise do subprime sobre o desemprego nas regiões metropolitanas brasileiras pesquisadas pela Pesquisa Mensal do Emprego (PME/IBGE). A metodologia utilizada, de decomposição da variação do desemprego em contribuições da oferta e demanda por mão de obra, indica que os reflexos da crise não devem ser entendidos como brandos, como se poderia supor pela elevação aparentemente modesta da taxa de desemprego. Encontramos que a retração da demanda por mão de obra foi a mais intensa registrada com os dados da atual metodologia da pesquisa, que se inicia em março de 2002. A elevação do desemprego foi contida pela desaceleração da oferta de mão de obra, beneficiada pela menor pressão exercida pela PEA feminina. Setorialmente, a perda de postos de trabalho concentrou-se na indústria, sobretudo na indústria de transformação.


Biografia do Autor

Fábio José Ferreira da Silva, Banco Central do Brasil

Graduado em economia pela FEA/USP e mestre em economia pela FGV/EESP. Analista do Núcleo Regional de Pesquisa Econômica do Banco Central do Brasil (BCB) no Recife.

Fernando de Aquino Fonseca Neto, Banco Central do Brasil e Universidade Católica de Pernambuco

Doutor em economia pela UnB. Analista do Núcleo Regional de Pesquisa Econômica do Banco Central do Brasil (BCB) no Recife e Professor da Universidade Católica de Pernambuco.

Downloads

Publicado

2014-09-29

Como Citar

SILVA, F. J. F. da; FONSECA NETO, F. de A. Efeitos da crise financeira de 2008 sobre o desemprego nas regiões metropolitanas brasileiras. Nova Economia, [S. l.], v. 24, n. 2, 2014. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/1355. Acesso em: 26 nov. 2020.

Edição

Seção

Números Regulares