Contribuições da educação patrimonial para a chancela de Cidade Criativa em Ouro Preto, Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.29149/mtr.v10i1.8731Palavras-chave:
Cidade Criativa, Turismo, Educação patrimonial, Preservação, Desenvolvimento econômico localResumo
O artigo investiga os potenciais de Ouro Preto, Minas Gerais, como cidade criativa, com ênfase no turismo impulsionado pelo programa Mais Turista. A cidade se destaca por sua diversidade de belezas naturais, atrações culturais e opções de lazer que atraem visitantes com interesses variados. A pesquisa fundamenta-se no conceito de cidades criativas, discutindo um futuro reconhecimento de Ouro Preto pela UNESCO. A relação entre educação patrimonial e turismo, baseada na teoria de Paulo Freire, é explorada como forma de fortalecer a identidade e consciência social das comunidades. O turismo cultural é destacado como ferramenta essencial para promover e preservar o patrimônio cultural, gerando recursos para a manutenção de sítios históricos. Eventos tradicionais como o Congado, Carnaval, Semana Santa e o Festival de Inverno, além de atrações nos distritos, ilustram os benefícios do turismo cultural na valorização das tradições locais. A metodologia é qualitativa, com revisão bibliográfica e observação não participante. O estudo justifica-se pela necessidade de compreensão abrangente de Ouro Preto e de suas atividades turísticas. Os resultados indicam uma relação significativa entre educação patrimonial, turismo e valorização do patrimônio, fortalecendo a discussão sobre o reconhecimento da cidade como criativa. Conclui-se que a educação patrimonial é fundamental para uma compreensão adequada do patrimônio cultural e que o planejamento sustentável do turismo é necessário para mitigar impactos negativos. O estudo foi realizado com apoio da Universidade Federal de Ouro Preto e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) - Chamada 013/2023.
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