O Projeto Orla como estratégia de posicionamento para um destino turístico costeiro
DOI:
https://doi.org/10.29149/mtr.v9i1.8364Palavras-chave:
Projeto Orla, Marketing turístico, Planejamento, Rio Grande do NorteResumo
Este estudo analisa a importância do Projeto Orla no marketing turístico e na promoção de Natal, no Rio Grande do Norte (RN). Foi realizado um estudo aprofundado sobre o gerenciamento e ordenamento da orla, com destaque para a praia de Ponta Negra/RN, um atrativo turístico relevante na categoria "sol e praia". O estudo é qualitativo, intencional, exploratório e descritivo. Foram conduzidas entrevistas com gestores públicos ligados ao comitê gestor do Projeto Orla. Como resultado, verificou-se que o marketing desempenha um papel crucial na melhoria dos serviços, aumentando a credibilidade junto à população, que espera resultados de excelência dos serviços públicos. Isso reforça o relevante papel do marketing na administração pública, por meio da interação entre os atores envolvidos, visando ao aprimoramento do desempenho dos serviços e à satisfação tanto da população quanto dos turistas. Conclui-se que é importante envolver e valorizar a população local, impulsionando a economia e gerando negócios, investimentos, empregos, renda e oportunidades para os moradores, sempre com respeito e preservação dos atrativos naturais. Este trabalho valida o papel relevante e influente do Projeto Orla no marketing turístico e na gestão pública da orla. Para estudos futuros, sugere-se investigar a implementação e atuação do comitê gestor municipal, bem como a responsabilidade dos setores envolvidos, visando à melhoria contínua da qualidade das estruturas e dos serviços, o que se refletirá no turismo e na qualidade de vida dos residentes.
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