O Projeto Orla como estratégia de posicionamento para um destino turístico costeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v9i1.8364

Palavras-chave:

Projeto Orla, Marketing turístico, Planejamento, Rio Grande do Norte

Resumo

Este estudo analisa a importância do Projeto Orla no marketing turístico e na promoção de Natal, no Rio Grande do Norte (RN). Foi realizado um estudo aprofundado sobre o gerenciamento e ordenamento da orla, com destaque para a praia de Ponta Negra/RN, um atrativo turístico relevante na categoria "sol e praia". O estudo é qualitativo, intencional, exploratório e descritivo. Foram conduzidas entrevistas com gestores públicos ligados ao comitê gestor do Projeto Orla. Como resultado, verificou-se que o marketing desempenha um papel crucial na melhoria dos serviços, aumentando a credibilidade junto à população, que espera resultados de excelência dos serviços públicos. Isso reforça o relevante papel do marketing na administração pública, por meio da interação entre os atores envolvidos, visando ao aprimoramento do desempenho dos serviços e à satisfação tanto da população quanto dos turistas. Conclui-se que é importante envolver e valorizar a população local, impulsionando a economia e gerando negócios, investimentos, empregos, renda e oportunidades para os moradores, sempre com respeito e preservação dos atrativos naturais. Este trabalho valida o papel relevante e influente do Projeto Orla no marketing turístico e na gestão pública da orla. Para estudos futuros, sugere-se investigar a implementação e atuação do comitê gestor municipal, bem como a responsabilidade dos setores envolvidos, visando à melhoria contínua da qualidade das estruturas e dos serviços, o que se refletirá no turismo e na qualidade de vida dos residentes.

Biografia do Autor

Wilisvete Dantas Alves Albuquerque, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Lissa Valéria Fernandes Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Pós-doutorado em Comunicação Estratégica pela Universidade Autônoma de Barcelona (UAB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Islaine Cristiane Oliveira Gonçalves da Silva Cavalcante, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Turismo pelo PPGTUR/UFRN. Bacharel em Turismo pela UFRN. Bacharel em Administração pela UFRN.

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Publicado

2024-07-17

Como Citar

Dantas Alves Albuquerque, W., Fernandes Ferreira, L. V., & Oliveira Gonçalves da Silva Cavalcante, I. C. (2024). O Projeto Orla como estratégia de posicionamento para um destino turístico costeiro. Marketing & Tourism Review, 9(1). https://doi.org/10.29149/mtr.v9i1.8364

Edição

Seção

Artigos