Identidade Cultural

Um estudo dos Elementos Representativos do Destino Turístico Natal (RN) Sob a Ótica de seus Residentes

Autores

  • Louise Teonácio de Brito Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Jessyca Rodrigues Henrique Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Stella Magaly de Andrade Sousa Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0002-7883-2355

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v9i1.8303

Palavras-chave:

Identidade cultural, Turismo cultural, Residentes, Natal

Resumo

A identidade cultural de um local é o conjunto de aspectos como crenças, costumes e tradições, que geram um sentimento de pertencimento de um povo e o diferencia dos demais. O presente estudo teve como objetivo analisar os elementos representativos da identidade cultural do Natal (Rio Grande do Norte, Brasil). Para isso, adotou-se um estudo bibliográfico, exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa. Foram selecionadas quatro categorias de análise que envolviam aspectos do patrimônio cultural material e imaterial da cidade, sendo elas: Patrimônio Arquitetônico Urbanístico e Paisagístico; Gastronomia; Eventos; e Manifestações Culturais. Foram aplicados questionários com 707 residentes da cidade. Para análise dos dados, utilizou-se o software SPSS e adotou-se as técnicas de estatística descritiva; teste de confiabilidade do questionário e de comparação de médias. Como resultados, o estudo demonstrou que os elementos se destacaram com médias quase máximas em algumas categorias, enquanto em outras, foram menos expressivas. A dimensão Gastronomia foi a que obteve maior média como representativa da cultura da cidade, enquanto que as Manifestações Culturais ocuparam a última posição. Apesar de haver pequenas oscilações nas médias obtidas nas quatro categorias, o teste de comparação de médias revelou que não houve diferença significativa entre as notas atribuídas por residentes das diferentes áreas da cidade. Por fim, conclui-se que ao fomentar a promoção turística, é importante que o poder público considere os elementos significativos para os residentes, de modo que estes se sintam representados na cultura que é perpetuada durante as práticas turísticas.

Biografia do Autor

Louise Teonácio de Brito, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5301059984895875

Jessyca Rodrigues Henrique Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Turismo e Professora Colaboradora do Curso de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Editora Junior da Revista de Turismo Contemporâneo (RTC/UFRN). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0830454940231346.

Stella Magaly de Andrade Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Hospitalidade e Docente do Curso de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6169231259006046.

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Publicado

2024-03-31

Como Citar

Brito, L. T. de, Silva, J. R. H., & Sousa, S. M. de A. (2024). Identidade Cultural: Um estudo dos Elementos Representativos do Destino Turístico Natal (RN) Sob a Ótica de seus Residentes. Marketing & Tourism Review, 9(1). https://doi.org/10.29149/mtr.v9i1.8303

Edição

Seção

Artigos