A Promoção de Eventos de Negócios do Artesanato em Pernambuco

uma análise das (in)congruências entre buyer persona e as estratégias de marketing digital adotadas pela FENEARTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v9i1.8176

Palavras-chave:

Eventos, Artesanato, Buyer persona, Marketing digital, FENEARTE

Resumo

O presente estudo tem como objetivo avaliar as congruências e incongruências entre o perfil de buyer persona e as estratégias de marketing digital adotadas pela Feira Nacional de Negócios do Artesanato de Pernambuco (FENEARTE). Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva, com abordagem mista (quali-quantitativa), aplicando-se o método de estudo de caso único. Para definir o perfil de buyer persona do evento, foram coletados dados de 63 participantes da 22ª edição da FENEARTE, por meio de um questionário criado no Google Forms. Já para observar as estratégias de marketing digital adotadas para promoção do evento, realizou-se uma pesquisa documental no Instagram da feira, com obtenção de 77 publicações referentes à edição investigada. Os dados obtidos a partir do questionário foram analisados com auxílio da análise descritiva básica, enquanto nos dados documentais aplicou-se a análise de conteúdo categorial. Os resultados mostraram que, em alguns pontos, existe congruência, como na divulgação de produtos e na utilização efetiva das redes sociais para conhecimento do evento e interação com participantes. Já aspectos como divulgação dos artistas, das apresentações culturais e dos custos dos produtos apresentam incongruências. Do ponto de vista teórico, a pesquisa evidencia de que forma o tema investigado se manifesta no contexto do turismo, especificamente em evento de artesanato. Em termos gerenciais, o estudo oferece subsídios para um alinhamento mais assertivo das estratégias promocionais de marketing em âmbito virtual. O presente trabalho foi realizado com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), tendo sido contemplado com bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

Biografia do Autor

Isabelle de Fatima Didier Roque, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduada em Turismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Anderson Gomes de Souza, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestre e Doutor em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração - PROPAD/UFPE. Professor Adjunto III do Departamento de Hotelaria e Turismo - DHT/UFPE.

José William de Queiroz Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Brasil

Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Bacharel em Hotelaria pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

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Publicado

2024-03-31

Como Citar

Roque, I. de F. D., de Souza, A. G., & Barbosa, J. W. de Q. (2024). A Promoção de Eventos de Negócios do Artesanato em Pernambuco: uma análise das (in)congruências entre buyer persona e as estratégias de marketing digital adotadas pela FENEARTE. Marketing & Tourism Review, 9(1). https://doi.org/10.29149/mtr.v9i1.8176

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Artigos