Os paradoxos entre a percepção e o comportamento dos gestores dos meios de hospedagem tradicionais de Diamantina/MG em relação ao Airbnb

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v9i1.7333

Palavras-chave:

Turismo, Airbnb, Tecnologias da Informação e Comunicação, Economia colaborativa.

Resumo

A atividade turística global tem se modificado em decorrência dos avanços das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e dos novos modelos de negócios baseados na economia colaborativa. Seguindo essas tendências, o Airbnb surgiu e logo impactou drasticamente o mercado hoteleiro tradicional, com uma oferta melhor adequada ao novo perfil do viajante, agora mais bem informado, independente e, cada vez mais, em busca por experiências exclusivas. Os gestores hoteleiros estão sendo obrigados a repensar suas estratégias para manterem seus negócios competitivos no mercado. Diante disso, o presente trabalho teve por objetivo analisar a percepção e o comportamento dos gestores dos meios de hospedagem tradicionais de Diamantina, Minas Gerais, em relação ao Airbnb. A metodologia utilizada pautou-se em uma pesquisa de natureza exploratória e descritiva. Os dados foram obtidos através de entrevistas com os gestores utlizando um roteiro semiestruturado e da análise dos anúncios de hospedagem em Diamantina disponível na plataforma do Airbnb. Os dados foram organizados em uma planilha do Microsoft Excel e, em seguida, submetido a uma análise descritiva simples. Os resultados demonstram que a capacidade de acomodação dos empreendimentos hoteleiros tradicionais de Diamantina ainda é bastante superior em relação a oferta disponível na plataforma do Airbnb. Quanto a percepção dos gestores, constatou-se que a maioria acredita que o Airbnb afetou de algum modo a rede hoteleira local. Entretanto, os gestores mantém-se apáticos em relação a isso. As poucas medidas mitigatórias adotadas restringiram-se na redução das tarifas das diárias e no oferecimento de descontos. Entende-se, então, que os gestores optaram por competir com o Airbnb alterando o preço da sua oferta, ao invés de buscar aumentar o valor percebido de seus serviços. Essa constatação serve de alerta, pois demonstra que os gestores ainda não perceberam ou não acreditam nos efeitos das mudanças causadas pelas TICs no mercado turístico, sobretudo no comportamento do viajante.

Biografia do Autor

Hugo Rodrigues Araujo, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Possui graduação em Turismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (2007), especialização em Ecoturismo pela Universidade Federal de Lavras (2009), mestrado em Sustentabilidade pela Universidade Federal de Ouro Preto (2014), doutorado em Turismo pela Universidade de Lisboa (2019). Atualmente é professor do curso de Turismo da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Áreas de interesse e estudos: planejamento, gestão e marketing de destinos turísticos, com ênfase no desenvolvimento sustentável e no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

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Publicado

2024-03-31

Como Citar

Carmo, N. V., & Araujo, H. R. (2024). Os paradoxos entre a percepção e o comportamento dos gestores dos meios de hospedagem tradicionais de Diamantina/MG em relação ao Airbnb. Marketing & Tourism Review, 9(1). https://doi.org/10.29149/mtr.v9i1.7333

Edição

Seção

Artigos