Consumo de iPhone e identidade de classe

um estudo com indivíduos de baixa renda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v6i2.6558

Palavras-chave:

Classes sociais, Base da pirâmide, Comportamento do consumidor, Trickle down

Resumo

O poder de compra dos indivíduos de baixa renda pode ser considerado significativo para o mercado quando levado em consideração o volume de brasileiros que ocupa a base da pirâmide. Ademais, considera-se que estes indivíduos encontram meios de consumir produtos que eles desejam, geralmente marcadores de status dos indivíduos de alta posição. Neste estudo, o produto que exemplifica esse consumo dos indivíduos de baixa renda para elevação do status e aceitação na sociedade é o iPhone. Desse modo, objetiva-se compreender a relação entre a marca iPhone e a identidade de classe alta e como ele é utilizado como meio de inserção em grupos pelos indivíduos da base da pirâmide. Para tanto, foram realizadas 24 entrevistas com roteiro semiestruturado, contando com o apoio da técnica projetiva da terceira pessoa. A análise dos dados foi a partir da análise de conteúdo de Bardin. Como resultado da pesquisa, é percebido que os indivíduos acreditam que estão se distinguindo de pessoas mais pobres e indo em direção ao mundo dos que possuem maior poder aquisitivo já que são usuários de iPhone como esses indivíduos. Além disso, os entrevistados apontam que o iPhone é um bem que colabora para a aceitação em grupos, sendo este bem uma das melhores formas de minimizar o sofrimento com questões sociais. Com isso, vários sacrifícios são tolerados para que seja possível possuir o smartphone da Apple, como vender ou trocar bens, retirar parte do dinheiro que seria reservado para alimentação, moradia e segurança, além de parcelar em muitas prestações. Mesmo com todas as renúncias necessárias, os benefícios que o iPhone traz para as pessoas de baixa renda é algo que permanece em primeiro plano.

Biografia do Autor

Alyce Cardoso Campos, Universidade Federal de Lavras, Brasil

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Daniel Carvalho de Rezende, Universidade Federal de Lavras, Brasil

Doutor em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela UFRRJ. Professor do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Ananda Silveira Bacelar, Universidade Federal de Lavras, Brasil

Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Mônica Carvalho Alves Cappelle, Universidade Federal de Lavras, Brasil

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (UFLA). 

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Publicado

2021-09-28

Como Citar

Cardoso Campos, A., Carvalho de Rezende, D., Silveira Bacelar, A., & Carvalho Alves Cappelle, M. (2021). Consumo de iPhone e identidade de classe: um estudo com indivíduos de baixa renda. Marketing & Tourism Review, 6(2). https://doi.org/10.29149/mtr.v6i2.6558

Edição

Seção

Artigos