A influência de diferentes opções de reserva na decisão de compra de hotéis

Autores

  • Olivia Quadros Burg Instituto Federal de Santa Catarina, Brasil
  • Tiago Savi Mondo Instituto Federal de Santa Catarina, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v5i2.6005

Palavras-chave:

comportamento do consumidor;, fatores de influência, hotelaria, decisão de compra

Resumo

Para manter as vendas e conquistar uma maior parte do mercado, é imprescindível que as empresas procurem se atualizar frente à venda junto ao consumidor. O entendimento que o cliente, na maioria das vezes busca o melhor custo benefício frente a tantos fornecedores com a mesma gama de opções. O objetivo da pesquisa foi levantar os fatores que mais influenciam na decisão de compra de consumidores hoteleiros.  A pesquisa se caracterizada como abordagem quantitativa e descritiva e a amostra foi de 503 pessoas. No que concerne a coleta de dados foi realizada por meio de questionário online, durante o mês de novembro de 2019. Para isso, esse estudo buscou analisar as variáveis que influenciam o comportamento de compra de consumidores e as estratégias de marketing usadas para atrair e reter clientes. Frente aos resultados colhidos a partir do questionário, é importante verificar algumas características que influem nessa decisão de compra: relevância dos comentários de terceiros para 66,9 % dos respondentes, a verificação de elementos indiretos do marketing como a influência das cores e o uso do número 9 como preço atrativo na venda.

Biografia do Autor

Olivia Quadros Burg, Instituto Federal de Santa Catarina, Brasil

Tecnóloga em Hotelaria - Instituto Federal de Santa Catarina, Brasil

Tiago Savi Mondo, Instituto Federal de Santa Catarina, Brasil

https://orcid.org/0000-0002-8929-1339

Possui graduação em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí e graduação em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Especialista em Gerenciamento de projetos pela Fundação Getulio Vargas. Mestre em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutor em Administração na Universidade Federal de Santa Catarina e Pós-Doutor em Turismo pela Universidade Federal do Paraná.  Professor Efetivo da área de Turismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas de Marketing , Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral da  Universidade do Estado de Santa Catarina e Líder Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Gestão do Turismo - GPGTUR-IFSC. Criador do TOURQUAL, o único modelo testado, validado e registrado de avaliação da qualidade de serviços turísticos. Áreas de pesquisa: Qualidade de serviços turísticos; Marketing Turístico; Administração do Turismo

Referências

ALMEIDA, Georgia Maria Mangueira de; FREITAS, André Luís Policani. Meios de hospedagem: a qualidade na visão do cliente-1.ed- Curitiba: Appris, 2012.
ASSMANN, H. A metamorfose do aprender na sociedade da informação. Revista Ciência da Informação, v.29, n,2, 2000.
AYEH, J.K; AU, N & LAW, R. Do you believe in Tripadvisor? Examining credibility perceptions and online travelers toward using user-generated content. Journal of Travel Research, 52(4), 2013(b).
BAPTISTELLA, Aline Consolmagno. Marketing de relacionamento: variáveis que determinam a fidelidade de clientes em empreendimentos hoteleiros. 2004. 64 f. Monografia (Especialização em Gestão de Marketing do Turismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2004.
BLACKWELL, Roger; MINIARD, Paul; ENGEL, James. Comportamento do consumidor. Pioneira Thomson Learning, São Paulo: 2005.
BUHALIS, D. & JUN, S. H. E-Tourism. CTR- Contemporary Tourism Reviews. Goodfellow Publishers Limited, Woodeaton, Oxford, 2011.
BUHALIS, D. & LAW, R. Progress in information technology and tourism management: 20 years on and 10 years after the Internet: the state of e-tourism research. Tourism Management, 29 (4), 2008.
CASTELLI, Geraldo. Administração hoteleira. Caxias do Sul: EDUCS, 2001.
CENTURION, Ligia. Princípios e práticas de revenue management: gerenciamento de demanda, de receita e distribuição. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2015.
CERVO, A. L., Bervian, P. A. & SILVA, R. Metodologia científica. (6a. ed.) São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
CHAGAS, Anivaldo Tadeu Roston. O questionário na pesquisa científica. FECAP - Administração On Line, v 1, nº 1, 2000.
CHURCHILL, Gilbert A.; PETER, J. Paul. Marketing: criando valor para o cliente. São Paulo: Saraiva, 2005.
CORDEIRO, Mariana Borges. Marketing de Relacionamento para o Mercado Imobiliário: Um estudo do mercado imobiliário da região central de Florianópolis. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2006. 164 p. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/>. Acesso em: 13 nov. 2019
CORRÊA, E.Z. Comunicação digital e seus usos institucionais. In Kunsch M.M (Org.). Gestão estratégica em comunicação organizacional e relações públicas. São Caetano do Sul - Sp: Difusão Editora, 2009.
CORTEZ, M.C.A & MONDO, T.S. Comentários On-line: Formação da expectativas e decisão de compra de consumidores hoteleiros. Rosa dos Ventos Turismo e Hospitalidade, 10(1),pp. 119-135, 2018.
CREPALDI, Lideli. A influência das cores na decisão de compras: um estudo do comportamento do consumidor no ABC paulista.In: XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, UNB – 06 A 09 DE SET DE 2006, Brasília – DF.
CRUZ,Gustavo; GÂNDARA, José M.G. O Turismo, a Hotelaria e as Tecnologias Digitais.Revista Turismo – Visão e Ação, vol.5,n.2- maio/ago, 2003.
ESPARTEL, Lélis Balestrin; BASSO, Kenny & RECH, Eduardo. O impacto do final de preço no comportamento do consumidor online e offline: uma comparação entre duas mídias distintas. RAD Vol.17, n.1, Jan/Fev/Mar/Abr 2015, p.26-53
FARIAS, Adriana Cavalcante de. Factors affecting customer satisfaction and loyalty in the hospitality: a study on the perception of hotels managers. 92 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.
FARINA, Modesto; PEREZ, Clotilde; BASTOS, Dorinho. Psicodinâmica das cores em comunicação. 5. ed. rev. e ampl. São Paulo: Edgard Blücher, 2006.
FERNANES, Ivan; COELHO, Marcio. Economia do Turismo – Rio de Janeiro: Elsevir,2002.
FORNELL, Claes. A national customer satisfaction barometer: the swedish experience. Journal of Marketing; New York; Jan 1992.
FRIEDMAN, Thomas L. O mundo é plano: uma breve história da humanidade do século XXI. Companhia das Letras, 2005.
GARCIA, Rafael. Marketing Digital para a Hotelaria Brasileira. Porto Alegre, 2012.
GEDENK, K.; SATTLER, H. The Impact of Price Threshold on Profit Contribution – Should Retailers Set 9 – Ending prices? – Journal of Retailing,v.75,n.I,p.33-57,1999.
GEORGE, C; SCERRI, J. Web 2.0 and User – Generated Content: legal challenges in the new frontier. Journal of Information, Law and Technology, 2007.
GUIMARÃES, André Sathler; BORGES, Marta Poggi. E-turismo: internet e negócios do turismo. São Paulo, Cengage Learning, 2008;
HARMON, S. and Jeanne HILL, C. Gender and coupon use. Journal of Product & Brand Management, Vol. 12 No. 3, pp. 166-179, 2003.
HILSDORF, Carlos. A diferença entre preço e valor, 2011. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/a-diferenca-entre-preco-evalor/55728/> Acesso em: 20 de jun de 2019..
JUNG, Patricia; DALL'AGNOL, Roberto. Formação de preços em hotelaria: um estudo de caso. Turismo – Visão e Ação, vol.18, núm.1. Pp. 106 – 133. Universidade do Vale do Itajaí. Camboriú, Brasil, 2016.z
KARSAKLIAN, Eliane. Comportamento do consumidor. Editora Atlas -2.ed.- São Paulo, 2013.
KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 5ed. Rio de Janeiro:Editora Prentice – Hall do Brasil LTDA, 1993
KOTLER, P., KARTAJAYA, H., & SETIAWAN, I. Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital. 1 ed. Rio de Janeiro: Sextante. (2017)
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
LEVITT,Ted. Miopia em marketing. Biblioteca de Harvard, 1960.
LIANG, J. KANETKAR,V. Price Ending: Magic and Math. Journal of Product & Brand Management, v.15, n.6, p 377 – 385, 2006.
LOVELOCK, C.; WIRTZ, L. Serviços: marketing e gestão. São Paulo: Saraiva, 2006.
MARTINS, Marcela Silva; MENDES, Luiz Filho. Intenção de uso de comentários de viagem online na escolha de um meio de hospedagem: Fatores influenciadores. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, vol.8, núm.3, 2014.
MATTAR, F.N. Pesquisa de marketing: metodologia, planejamento, execução e análise. 2a.ed.São Paulo: Atlas, 1994. 2v.,v.2.
MONDO Tiago Savi; DELLINGHAUSEN, Cárlei Nunes; DA COSTA, Jane Iara Pereira. Marketing Digital: Uma análise na hotelaria catarinense sob a ótica doe seus gestores. TURyDES, v.4.n.10, 2011.
MONDO, Tiago; COSTA Jane Iara Pereira.A influência da promoção de vendas na captação de clientes: um estudo na hotelaria catarinense. Revista Brasileira de Marketing, vol. 12, núm. 2, abril-junio, 2013, pp. 87-107 Universidade Nove de Julho São Paulo, Brasil
MORGADO, Maurício G. Comportamento do Consumidor online: perfil, uso da Internet e atitudes. Tese de Doutorado, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, SP. Brasil, 2003. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/2515
O’ CONNOR, P. User. Generated content and travel. A case study on TripAdvisor. Information and Communication Technologies in Tourism. New York, Springer (2008)
PARASURAMAN, A. Marketing Research,2.ed. Addison Wesley Publishing Company, 1991.
PORTER, Michael. Competição on competition – Estratégias competitivas essenciais. Rio de Janeiro. Campus, 1999.
RAJAMMA, R.;PASWAN, A.; GANESH, G. Services purchased at brick and mortar versus online stores, and shopping motivation. Journal of Services Marketing, Vol. 21 No. 3, pp. 200-212, 2007.
SALES, Raíssa; CARVALHO, Camilla; ARRUDA, Danielle; ALBUQUERQUE, Joyce. Clique Aqui Para Decidir: As recomendações Online na Decisão de Compra dos Serviços Hoteleiros. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural . 2015, Vol. 13 Issue 3,
SCHIFFMAN, Leon & KANUK, Leslie (2000). Comportamento do consumidor, Rio de janeiro: LTC.
SCHINDLER, R. M. Relative Price Level of 99 – Ending Prices : Image versus reality. Marketing Letters, v.12, n.3, p-239-247, 2001.
SHETH, J.N; MITTAL, B; NEWMAN, B.I. Client behavior: beyond the consumer behavior. São Paulo: Atlas, 2001.
SILVA, Marcela Martins; MENDES Luiz, Filho. Intenção de uso de comentários de viagens online na escolha de um meio de hospedagem: fatores influenciadores. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, vol.8, núm.3, 2014.
SOLOMON, Michael R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 9. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.
SPAREMBERGER, Ariosto; ZAMBERLAN, Luciano. Marketing Estratégico. – Ijuí: Ed. Unijuí, 2008. (Coleção educação a distância. Série livro-texto).
Travel & Tourism continues strong growth above global GDP. World Travel & Tourism Council,2019.Disponível em < https://www.wttc.org/about/media-centre/press-releases/press-releases/2019/travel-tourism-continues-strong-growth-above-global-gdp/>. Acesso no dia 05 de out de 2019.
VENETIANER, Tom. Como vender seu peixe na Internet. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

Publicado

2021-04-20

Como Citar

Quadros Burg, O., & Savi Mondo, T. (2021). A influência de diferentes opções de reserva na decisão de compra de hotéis. Marketing & Tourism Review, 5(2). https://doi.org/10.29149/mtr.v5i2.6005