CONSUMO DE SUVENIRES

EXIBIÇÃO DOS VALORES CULTURAIS OU REPRESENTAÇÃO DA NOVA CULTURA DO CONSUMO?

Autores

  • Jordana Lira Universidade Federal de Pernambuco
  • Camila Santos Universidade Federal de Pernambuco
  • Patrícia Campos Universidade Federal de Pernambuco
  • Marconi Costa Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v5i2.5981

Palavras-chave:

Suvenires, Comportamento do consumidor, Cultura do consumo.

Resumo

O presente estudo visa investigar as variáveis que influenciam o consumo de suvenires por turistas e moradores da cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Assim, a pesquisa pretendeCONSUMPTION SOUVENIRS compreender se o intuito deste consumo é possuir suvenires que representem o significado cultural correspondente ao local ou simplesmente alimentar o consumismo estimulado pela cultura do consumo. Foi utilizada a metodologia de pesquisa quantitativa com a realização de um survey aplicado junto aos consumidores. Após a coleta dos dados os mesmos foram dispostos em tabelas e analisados a partir do programa SPSS por meio de estatística descritiva, diferença entre médias e análise fatorial. Os achados permitem concluir que os respondentes compram suvenires, em virtude de estes possuírem um significado cultural forte, atrelado às características individuais da população estudada, estando assim, o consumo de artefatos culturais, ligado predominantemente à necessidade de construção/manutenção de suas identidades culturais.

Biografia do Autor

Jordana Lira, Universidade Federal de Pernambuco

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo da Universidade Federal de Pernambuco

Camila Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco

Patrícia Campos, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo da Universidade Federal de Pernambuco

Marconi Costa, Universidade Federal de Pernambuco

Professor at the Federal University of Pernambuco (Brazil). PhD in Management from University of Sao Paulo (Brazil). Vice-Coordinator of the Graduate Program in Management, Innovation and Consumption (PPGIC) and Permanent Professor of the Graduate Program in Management (PROPAD) at Federal University of Pernambuco.

Referências

Aaker, D., Kumar, V. & Day, G. (1998). Marketing research. 6. ed. New York: John Wiley & Sons Inc.
Anastasiadou; C. & Vettese. S. (2019). “From souvenirs to 3D printed souvenirs”. Exploring the capabilities of additive manufacturing technologies in (re)-framing tourist souvenirs. Tourism Management, 71, 428-442.
Ander-Egg, E. (1978). Introducción a lãs técnicas de investigación social: para trabajadores sociales. 7. Ed. Buenos Aires: Humanitas.
Appolinário, F. (2006) Metodologia da ciência: filosofia e prática da pesquisa. São Paulo: pioneira Thonson Learning.
Araujo, F. F., Turano, L. M. & Vieira, F. C. (2019). Subculturas Religiosas de Consumo: Um estudo etnográfico de jovens católicos nas práticas dos Exercícios Espirituais. Consumer Behavior Review, 3 (2), 99-119.
Belk, R. W. (1982). Acquiring possessing and collecting: Fundamental Processes in consumer behaviour. In Marketing Theory: Philosophy of Science Perspectives, eds. Ronald F. Bush e Shelby D. Hunt, Chicago: American Marketing Association.
BRASIL. Ministério da Cultura. (2007). Instituto do Patrimônio Histórico a Artístico Nacional. Certidão. Brasília.
Catterall, M. & Maclaran, P. (2002). Gender perspectives in consumer behaviour: An overview and future directions. Marketing Review, 2 (4), 405–425.
Carvalho, S. W., Luna, D. & Goldsmith, E. (2019). The role of national identity in consumption: An integrative framework. Journal of Business Research, In press.
Caves, R. (2000). Creative Industries: Contacts Between Art and Commerce. Cambridge, Harvard University Press.
Cleveland, M., Rojas-Méndez, J. I., Laroche, M. & Papadopoulos, N. (2016). Identity, culture, dispositions and behavior: A cross-national examination of globalization and culture change. Journal of Business Research, 69 (3), 1090-1102.
Cleveland, M.; Bartikowski, B. (2018). Cultural and identity antecedents of market mavenism: Comparing Chinese at home and abroad. Journal of Business Research, 82, 354-363.
Cooper, D. R.; Schindler, P. S. (2003) Métodos de Pesquisa em Administração. 7. ed. Porto Alegre: Bookman.
Collis, J. & Hussey, R. (2005). Pesquisa em administração: um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação. 2 ed. Porto Alegre: Bookman.
Costa, M. F., Patriota, A. & Angelo, C. F. (2017). Propagandas de apelo emocional e utilitário: efeitos na atitude do consumidor e na percepção do brand equity de um celular Samsung. REGE.- Revista de Gestão USP, 24, 268-280.
Costa, M. F., Paula, T. S, Angelo, C. F & Fouto, N. M. M. D. (2017). Personalidade da marca, significado do produto e impulsividade na compra por impulso: um estudo em ambiente de shopping center. RECADM : Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, 16, 151-166.
Damatta, R. (2004). In: Schüler, F. L.; Bordini, M. G. (Orgs.); Schlee Aldyr G. et. al. Cultura e identidade regional. Porto Alegre: Edipucrs, 19-30.
Douglas, M. & Isherwood, B. (1978). The world of goods: Towards an anthropology of consumption. Nova Iorque: W. W. Norton and Co.
Dornbusch, R. & Fischer, S. (1991) Macroeconomia. 5 ed. São Paulo: Makron Books.
Évrard, Y. (2001) Understanding consumption behaviour Colloque International sur les Statistiques Culturelles. Québec.
Farias, M. L., Sousa Júnior, J. H., Silva, B. G. F. & Alcoforado, D. G. (2019) Compreendendo o Domínio “Projetos de Identidade do Consumidor”: Revisão de literatura considerando a produção científica brasileira. Consumer Behavior Review, 3 (2), 85-98.
Featherstone, M. (1995). Cultura de consumo e pós-modernismo. São Paulo: Studio Nobel.
Fernandes, O. L. C., Fernandes, N. C. M., Paiva Junior, F. G., Leao, A. L. M. S. & Costa, M. F. (2019). Symbolic consumption and representation of self: a study of interactions in a virtual community of Ubuntu-Br users. Cadernos EBAPE BR (FGV), 17, 717-731.
Freire-Medeiros, B. & Castro, C. (2007). A cidade e seus suvenires: O Rio de Janeiro para o turista ter. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo,1 (1), 34-53.
Fu, Y., Liu, X., Wang, Y. & Chao, R. F. (2018). How experiential consumption moderates the effects of souvenir authenticity on behavioral intention through perceived value. Tourism Management, 69, 356-367.
Gomez, P. & Torelli, C. (2015). J. It's not just numbers: Cultural identities influence how nutrition information influences the valuation of foods. Journal of Consumer Psychology, 25 (3), 404-415.
Goodrich, C. G. & Namchu, C. V. (2018). Identities, affiliations and gendered vulnerabilities in the Mid-hills of West Bengal. Environmental Development, In press.
Gouveia, M. A. M. & Limeira, T. M. V. (2008). Marketing da cultura e das artes: a dinâmica do consumo de produtos culturais. Relatório da FGV-EAESP/ GVPESQUISA.
Hagemann, R. P. & Nicoletti, G. (1989). Population ageing: economic effects and some policy implications for financing public pensions. OECD Economic Studies, 12, 51-96.
Hair., J. F., Babin, B., Money, A. H. & Samouel, P. (2005). Fundamentos de Métodos de Pesquisa em Administração. Porto Alegre: Bookman.
Hair, J. F. J., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E. & Tathan, R.L. (2009). Análise multivariada de dados. 6. Ed. Porto Alegre: Bookman.
Hall, S. (2006). A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A.
He, J. & Wang, C. L. (2015). Cultural identity and consumer ethnocentrism impacts on preference and purchase of domestic versus import brands: An empirical study in China. Journal of Business Research, 68 (6), 1225-1233.
Hofstede, G. (1994) Management scientists are human. Management Science, 40 (1).
Kaell, H. (2012). Of gifts and grandchildren: American Holy Land souvenirs. Journal of Material Culture, 17 (2), 133-151.
Kipnis, E., Demangeot, C., Pullig, C. & Broderick, A. J. (2019) .Consumer Multicultural Identity Affiliation: Reassessing identity segmentation in multicultural markets. Journal of Business Research, 98, 126-141.
Kizgin, H., Jamal, A. & Richard, M. (2018). O. Consumption of products from heritage and host cultures: The role of acculturation attitudes and behaviors. Journal of Business Research, 82, 320-329.
Lueptow, L., Garovich, L. & Lupetow, M. (1995) The persistence of gender stereotypes in the face of changing sex roles: Evidence contrary to the sociocultural model. Ethology and Sociobiology, 16 (6), 509-530.
Malhotra, N. (2006). Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 4. ed. Porto Alegre: Bookman.
Mattar, F. N. (2001). Pesquisa de Marketing: metodologia, planejamento, execução, análise. São Paulo: Atlas.
Marconi, M. A. & Lakatos, E. M. (2006). Técnicas de pesquisa. 6. Ed. São Paulo: Atlas.
McCRACKEN, G. D. (2003). Cultura e consumo: novas abordagens ao caráter simbólico dos bens e das atividades de consumo. Rio de Janeiro: Mauad.
Miniard, P., Engel, J. & Blackwell, R. (2000). Comportamento do Consumidor. São Paulo, LTC.
Motta, F. C. P. (1997). Cultura e Organizações no Brasil. In: Motta, F. C. P. & Caldas, M. P. (org.) Cultura Organizacional e Cultura Brasileira, São Paulo: Atlas.
Paraskevaidis, P. & Andriotis, K. (2015). Values of souvenirs as commodities. Tourism Management, 48,1-10.
Peretti, C. (2011). Filosofia do gênero em face da teologia: Espelho do passado e do presente em perspectiva do amanhã. Curitiba: Champagnat.
Porter, M. E. (2002). Atitudes, valores, crenças e a microeconomia da prosperidade. In: Harrison, L. E. & Huntington, S. P (org.). A cultura importa: os valores que definem o progresso humano. Rio de Janeiro: Record.
Sampieri, R. H., Collado, C. F. & Lucio, P. B. (2006). Metodologia de pesquisa. 3 ed. São Paulo: McGraw-Hill.
Schilar, H. & Keskitalo, E. C. H. (2018). Elephants in Norway: Meanings and Authenticity of Souvenirs From a Seller/Crafter Perspective. Tourism Culture & Communication, 18 (2), 85-99.
Schwarz, B. (1986). Conservatism, nationalism and imperialism. In Donald, J. e & Hall, S. (orgs.) Politics and Ideology. Milton Keynes: Open University Press.
Secchi, J. D., Silva, W. V., Corso, J. M. D. & Tortato, U. (2012). Relações de gênero no comportamento de compra pela internet: Estudo das dimensões do risco percebido. Revista Sociais e Humanas, 25 (2), 253-272.
SHENHAV-KELLER, S. (1993). The Israeli souvenir: Its text and context. Annals of Tourism Research, 20 (1), 182-196.
SHTUDINER, Z., KLEIN, G., ZWILLING, M. & KANTOR, J. (2019). The value of souvenirs: Endowment effect and religion. Annals of Tourism Research, 74, 17-32.
SKANDALIS, A., BYROM, J. & BANISTER, E. (2019). Experiential marketing and the changing nature of extraordinary experiences in post-postmodern consumer culture. Journal of Business Research, 97, 43-50.
Slater, D. (2002). Cultura do consumo e modernidade. São Paulo: Nobel.
Soares, J.C. & Ewald, A.P. (2004). Reflexões à sombra de adorno: cultura do consumo, vazio existencial e sofrimento psíquico. Nómadas – Revista Crítica de Ciencias Sociales y Juridicas, n. especial: monográfico Theodor W. Adorno, 1-12.
Sobol, K., Cleveland, M. & Laroche, M. (2018). Globalization, national identity, biculturalism and consumer behavior: A longitudinal study of Dutch consumers. Journal of Business Research, 82, 340-353.
Soukhathammavong, B. & Park, E. (2019). The authentic souvenir: What does it mean to souvenir suppliers in the heritage destination? Tourism Management, 72,105-116.
Sthapit, E. & Björk, P. (2019). Relative contributions of souvenirs on memorability of a trip experience and revisit intention: A study of visitors to Rovaniemi, Finland. Scandinavian Journal of Hospitality and Tourism, 19 (1), 1-26.
Stigler, G. J. & Becker, G. S. (1977). De gustibus non est disputandum. American Economic Review, 67 (2), 76-90.
Swanson, K. K. & Timothy, D. J. (2012). Souvenirs: Icons of meaning, commercialization and commoditization. Tourism Management, 33 (3), 489-499.
Underhill, P. Vamos às compras: A ciência do consumo nos mercados globais. 2a ed. rev. ampl. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
Zhang, C. X., Fong, L. H. N., Li, S. & Tuan Phong Ly, T. P. (2019). National identity and cultural festivals in postcolonial destinations. Tourism Management, 73, 94-104.

Publicado

2020-09-12

Como Citar

Lira, J., Santos, C., Campos, P., & Costa, M. . (2020). CONSUMO DE SUVENIRES: EXIBIÇÃO DOS VALORES CULTURAIS OU REPRESENTAÇÃO DA NOVA CULTURA DO CONSUMO?. Marketing & Tourism Review, 5(2). https://doi.org/10.29149/mtr.v5i2.5981