CONSUMO DE SUVENIRES

EXIBIÇÃO DOS VALORES CULTURAIS OU REPRESENTAÇÃO DA NOVA CULTURA DO CONSUMO?

Autores

  • Jordana Lira Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
  • Camila Santos Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
  • Patrícia Campos Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
  • Marconi Costa Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v5i2.5981

Palavras-chave:

Suvenires, Comportamento do consumidor, Cultura do consumo.

Resumo

O presente estudo visa investigar as variáveis que influenciam o consumo de suvenires por turistas e moradores da cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Assim, a pesquisa pretendeCONSUMPTION SOUVENIRS compreender se o intuito deste consumo é possuir suvenires que representem o significado cultural correspondente ao local ou simplesmente alimentar o consumismo estimulado pela cultura do consumo. Foi utilizada a metodologia de pesquisa quantitativa com a realização de um survey aplicado junto aos consumidores. Após a coleta dos dados os mesmos foram dispostos em tabelas e analisados a partir do programa SPSS por meio de estatística descritiva, diferença entre médias e análise fatorial. Os achados permitem concluir que os respondentes compram suvenires, em virtude de estes possuírem um significado cultural forte, atrelado às características individuais da população estudada, estando assim, o consumo de artefatos culturais, ligado predominantemente à necessidade de construção/manutenção de suas identidades culturais.

Biografia do Autor

Jordana Lira, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo da Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

Camila Santos, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

Patrícia Campos, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo da Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

Marconi Costa, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

Professor at the Federal University of Pernambuco (Brazil). PhD in Management from University of Sao Paulo (Brazil). Vice-Coordinator of the Graduate Program in Management, Innovation and Consumption (PPGIC) and Permanent Professor of the Graduate Program in Management (PROPAD) at Federal University of Pernambuco.

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Publicado

2021-04-20

Como Citar

Lira, J., Santos, C., Campos, P., & Costa, M. . (2021). CONSUMO DE SUVENIRES: EXIBIÇÃO DOS VALORES CULTURAIS OU REPRESENTAÇÃO DA NOVA CULTURA DO CONSUMO?. Marketing & Tourism Review, 5(2). https://doi.org/10.29149/mtr.v5i2.5981