Avaliação da qualidade dos serviços do restaurante universitário da Universidade Federal da Bahia na percepção dos usuários

Autores

  • Bárbara Andreize Dias Rosa dos Santos Universidade Federal da Bahia (UFBA), Brasil
  • Luciana Alves Rodas Vera Universidade Federal da Bahia https://orcid.org/

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v5i2.5943

Palavras-chave:

Qualidade em serviços. Restaurante Universitário. SERVPERF.

Resumo

Este artigo consiste em uma pesquisa realizada no Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal da Bahia, localizado no campus de Ondina, na cidade de Salvador, que objetiva avaliar a percepção dos usuários acerca da qualidade dos serviços prestados. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa e aplicação de questionário aos clientes. Como instrumento de avaliação da qualidade nos serviços utilizou-se uma adaptação da escala SERVPERF, de Cronin e Taylor (1992). Após os resultados, pôde-se verificar que o RU da UFBA apresenta um bom nível de qualidade dos serviços tendo sido mais bem avaliado nas dimensões da qualidade Presteza, Tangibilidade e Segurança, nessa ordem. Entretanto, foram identificados problemas com o tempo de espera na fila e com a preocupação do RU com o que os clientes gostam de comer. Estes dois aspectos não foram bem avaliados pelos consumidores e fazem parte dos itens da dimensão Empatia. Além disso, a dimensão Confiabilidade também não foi bem avaliada pelos respondentes, o que significa que o RU tem dificuldade em oferecer o serviço prometido com exatidão. Esses resultados sugerem à gestão do restaurante um direcionamento de recursos voltados para a capacitação de seus funcionários e pesquisas de Marketing.

Biografia do Autor

Bárbara Andreize Dias Rosa dos Santos, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Brasil

Graduada em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Luciana Alves Rodas Vera, Universidade Federal da Bahia

Professora Adjunta da Escola de Administração da UFBA. Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com participação no Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, financiado pela CAPES, na Universidade do Algarve (Portugal). Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduada em Administração pelo Centro Universitário Newton Paiva e em Comunicação Social pela Facom-UFBA. Ex-bolsista pós-doc (PNPD/CAPES) do PPGA-Unifacs.

Referências

Coutinho, M. J. V. (2000). Administração pública voltada para o cidadão: quadro teórico conceitual. Revista do Serviço Público, 51(3), 3-130.
Cronin JR, J. J.; & Taylor, S. A. (1992). Measuring service quality: a reexamination and extension. Journal of marketing, 56(3), 55-68.
Fernandes, J. C. S. (2016). Análise da qualidade do serviço do restaurante universitário do campus do pici da Universidade do Ceará realizadas pelos alunos do centro de tecnologia. Monografia. Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.
Gianesi, I. G. N.; & Corrêa, H. L. (1996). Administração estratégica de serviços: operações para a satisfação do cliente. São Paulo: Atlas.
Lovelock, C.; Wirtz, J.; Hemzo, M. A. (2011). Marketing de Serviços: pessoas tecnologia e estratégia. 7ª Edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall.
Malhotra, N. K. (2011). Pesquisa de marketing: foco na decisão. São Paulo: Pearson.
Marconi, M. A.; & Lakatos, E. M. (2003). Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas.
Oliveira, N. M. C. (2013). Simulação a eventos discretos para redução do tempo de espera em um restaurante. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Itajubá. Itajubá: MG.
Parasuraman, A.; Zeithaml, V. A.; & Berry, L. L. (1985). A conceptual model of service quality and its implications for future research. Journal of marketing, 49(4), 41-50.
Parasuraman, A.; Zeithaml, V. A.; & Berry, L. L. (1988). Servqual: A multiple-item scale for measuring consumer perceptions of service quality. Journal of retailing, 64(1).
Pena, M. M. et al. (2013). O emprego do modelo de qualidade de Parasuraman, Zeithaml e Berry em serviços de saúde. Rev. Esc. Enferm USP, 47 (5): 1235 - 40.
Rossi, C. A. V.; & Slongo, L. A. (1998). Pesquisa de satisfação de clientes: o Estado-da-Arte e proposição de um método brasileiro. RAC, 2(1), 101-125.
Santos, V. M. (2016). Qualidade percebida e satisfação do consumidor quanto à prestação de serviços do restaurante universitário da UFPE. Dissertação - Universidade Federal de Pernambuco.
Sguissardi, V. (2005) Universidade Pública Estatal: entre o público e o privado/mercantil. Educação & Sociedade, 26, 191-222.
Silva, W. F. (2017). Requisitos para implantação de um restaurante universitário de qualidade no CEFET/RJ. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal Fluminense, Niterói.
Souza, C. (2006). Políticas públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, 8(16), 20-45.
Teboul, J. (1999). A era dos serviços: uma nova abordagem de gerenciamento. Rio de Janeiro: Qualitymark.
Trevisan, R. et al. (2009). Satisfação dos usuários de serviços públicos municipais: construção e validação de um instrumento. Revista de Ciências administrativas. 15(1), 262-281.
Vidrik, K. (2006). N. Indicadores de qualidade do restaurante universitário da Universidade do sagrado Coração, Bauru, SP: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado), Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo.

Publicado

2021-04-20

Como Citar

Andreize Dias Rosa dos Santos, B., & Rodas Vera, L. A. (2021). Avaliação da qualidade dos serviços do restaurante universitário da Universidade Federal da Bahia na percepção dos usuários. Marketing & Tourism Review, 5(2). https://doi.org/10.29149/mtr.v5i2.5943