Experience sharing about hotels on TripAdvisor

motivation and preferences of brazilian tourists

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v5i1.5907

Palavras-chave:

consumer behavior, eletronic word-of-mouth, hospitality, services quality

Resumo

This paper analyzed the dynamics of review postings of brazilian consumers about services provided by hotels on TripAdvisor. The methodology adopted was qualitative and the method used was content analysis, with the collection and codification of 371 reviews of hotels. The results showed a good perception about the quality of the services provided, with motivations related to social benefits and assistance being the most identified in the reviews. Some unfavorable aspects were also found in some reviews, such as the perception of unfair prices. Other relevant aspects were also observed and recommendations were made both for management and for future research.

Biografia do Autor

Jean Pereira Viana, Universidade Federal Fluminense

Aluno do Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR) da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense (FTH/UFF). Bacharel em Turismo pela UFF, foi bolsista FAPERJ do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos de Consumo e Comportamento (LABCONS), além de ter atuado como pesquisador no Observatório do Turismo do Estado do Rio de Janeiro da UFF. Foi bolsista CAPES no programa de qualificação profissional em hospitalidade e turismo na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal (EHTS), em Portugal (programa de intercâmbio promovido pelo Ministério do Turismo em parceria com a CAPES e o Turismo de Portugal). Áreas de interesse de trabalho e pesquisa: turismo, planejamento turístico, comportamento do consumidor no turismo, novas tecnologias no turismo e produção de conteúdo.

Verônica Feder Mayer, Universidade Federal Fluminense

VERÔNICA FEDER MAYER, D.Sc. é professora associada da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense (UFF). É bacharel em comunicação social e publicidade (UFF), possui MBA em Marketing e mestrado em Administração de Empresas pela Escola de Pós-Graduação em Negócios COPPEAD da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Durante seu doutorado em Administração (COPPEAD / UFRJ) desenvolveu parte de sua pesquisa na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (EUA), onde estendeu seus estudos sobre comportamento do consumidor e economia comportamental. Recebeu bolsa de pós-doutorado CAPES / PNPD (2018-2019) para desenvolver pesquisa em Economia Comportamental em Turismo na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Verônica foi coordenadora do Bacharelado em Turismo da UFF de 2015 a 2018, e atualmente é vice-coordenadora do Mestrado em Turismo - PPGTUR/UFF, além de ser pesquisadora líder do LABCONS - Laboratório de Estudos Comportamentais no Turismo. Com muitos anos de experiência em Educação Executiva, trabalhou em instituições de excelência no Brasil, como a Fundação Getúlio Vargas, o COPPEAD/UFRJ e a Escola de Negócios Ibmec. Palestrante em eventos nacionais e internacionais, tem livros e artigos publicados no Brasil e no exterior. Como consultora, participou do desenvolvimento de projetos para grandes organizações brasileiras e multinacionais. Áreas de pesquisa: Comportamento do Consumido no Turismo, Turismo e Tecnologia, Economia Comportamental no Turismo, Marketing e Inovação em Serviços Turísticos.

Valério Rodrigues de Souza Neto, Universidade Federal Fluminense / Mestrando em Turismo

Mestrando em Turismo pela Universidade Federal Fluminense. Especialista em gestão de Pessoas pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF), Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), tendo realizado graduação-sanduíche, na condição de bolsista CAPES, pelo Programa de Qualificação Internacional em Turismo e Hospitalidade no Reino Unido do Ministério do Turismo. Integra os Grupos de Pesquisa Observatório do Turismo do Rio de Janeiro, atuando na linha "Observatório do Turismo: conjuntura, indicadores e políticas" (CNPq/UFF) e do Grupo de Pesquisa LABCONS - Laboratório de Estudos Comportamentais no Turismo, nas linhas "Economia Comportamental Aplicada ao Turismo", "Marketing Turístico, Planejamento e Relacionamento com Stakeholders" e "Tecnologia, Consumo e Novas Demanda no Turismo". Tutor da Faculdade de Turismo e Hotelaria - UFF. Representante discente da 5ª turma do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Turismo da Universidade Federal Fluminense - Biênio 2019-2021. Ex-integrante do grupo de pesquisa Turismo, Cidades e Patrimônio (CNPq/UFMA), ex-bolsista de iniciação científica(PIBIC/UFMA e PIBIC/CNPq). Ex-secretário adjunto de Turismo e assessor técnico da Secretaria de Turismo de Primeira Cruz - MA, membro do Conselho Municipal de turismo do município (2017-2019 e interlocutor municipal da Instância de Governança Turística do Polo turístico Lençóis Maranhenses (Um dos três polos indutores de turismo do Maranhão). Atua na prestação de consultoria e assessoria na elaboração de Planos Municipais de Turismo e projetos turísticos, tendo desenvolvido planos de desenvolvimento turístico para municípios do Maranhão. Experiência na área administrativa, gestão publica, consultoria, capacitação e com o Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse - SICONV (Plataforma do Governo Federal, atualmente conhecida como Plataforma +Brasil).

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Publicado

2020-06-10

Como Citar

Pereira Viana, J., Feder Mayer, V., & Rodrigues de Souza Neto, V. (2020). Experience sharing about hotels on TripAdvisor: motivation and preferences of brazilian tourists. Marketing & Tourism Review, 5(1). https://doi.org/10.29149/mtr.v5i1.5907

Edição

Seção

Artigos