Concepções de paisagem em estudos de imagem de destinos

uma revisão desde a Geografia Humanista-Cultural

Autores

  • Jaciel Gustavo Kunz FURG e UFRGS
  • Antonio Carlos Castrogiovanni UFRGS e PUC-RS

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v5i1.5715

Palavras-chave:

Turismo, Geografia Humanista-Cultural, Imagem de destinos, Paisagem, Conceitos.

Resumo

O objetivo geral deste trabalho é analisar as concepções geográficas subjacentes ao tratamento da paisagem como construto para estudos da imagem de destinos turísticos em periódicos brasileiros de Turismo. Como base teórico-conceitual, retoma geógrafos humanistas e culturais. Na condição de revisão de literatura, recorre aos 14 artigos, publicados no site Publicações de Turismo (2008-2019), que atendem ao recorte temático proposto, a partir de interpretação qualitativa. A partir de categorização de Meinig (1979), este trabalho aponta que a concepção de paisagem operacionalizada pelos estudiosos da imagem de destinos, em periódicos brasileiros, corresponde largamente àquela da natureza. Persistem ideias e matrizes do Romantismo. Em menor medida, aparece a paisagem como problema (desafio), como estética, e como artefato.  Algumas concepções relevantes, tais como paisagem-lugar e paisagem-habitat, são negligenciadas.

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Publicado

2020-06-10

Como Citar

Kunz, J. G., & Castrogiovanni, A. C. (2020). Concepções de paisagem em estudos de imagem de destinos: uma revisão desde a Geografia Humanista-Cultural. Marketing & Tourism Review, 5(1). https://doi.org/10.29149/mtr.v5i1.5715