Estudo sobre Imagem dos Medicamentos de Referência, dos Medicamentos Similares e dos Medicamentos Genéricos na Visão dos Consumidores Finais

Autores

  • Álvaro Dornelles Cordeiro Valadares Machado FUMEC
  • José Marcos Carvalho de Mesquita FUMEC

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v1i1.3718

Palavras-chave:

medicamento genérico, imagem, produto, análise fatorial

Resumo

A partir da introdução dos medicamentos genéricos no Brasil, seu consumo tem crescido sistematicamente, o que vem de encontro aos anseios de parcela representativa da população, favorecida pela redução nos preços dos medicamentos. Com a pesquisa, objetivou-se avaliar qual a imagem que o consumidor tem do medicamento genérico. Foram aplicados 170 questionários a consumidores de medicamentos e os dados foram avaliados por meio de análise fatorial. Os resultados apontam duas dimensões na avaliação dos consumidores, uma cognitiva, relacionada à confiança do consumidor no medicamento genérico, e outra funcional, relativa a aspectos práticos do consumo. 

Downloads

Publicado

2016-10-10

Como Citar

Machado, Álvaro D. C. V., & Mesquita, J. M. C. de. (2016). Estudo sobre Imagem dos Medicamentos de Referência, dos Medicamentos Similares e dos Medicamentos Genéricos na Visão dos Consumidores Finais. Marketing & Tourism Review, 1(1). https://doi.org/10.29149/mtr.v1i1.3718

Edição

Seção

Artigos