Redes sociais como ferramenta de divulgação de trabalhos científicos apresentados no Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Turismo (ANPTUR)

Autores

  • Augusto Romeu Costa da Rocha UFRN
  • Luiz Mendes Filho UFRN
  • Danilo Serafim da Silva UFRN
  • Márcio Marreiro das Chagas IFRN - Campus Canguaretama - RN

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v1i1.3713

Palavras-chave:

Turismo, Redes Sociais, Eventos, ANPTUR

Resumo

As redes sociais vêm sendo utilizadas para divulgação de eventos, negócios, trabalhos científicos apresentados, entre outros, ganhando visibilidade a partir da força do compartilhamento na internet. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo analisar como os pesquisadores participantes do Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR) utilizam as redes sociais como ferramenta para divulgação de seus trabalhos. Através de uma metodologia baseada em uma pesquisa exploratório-descritiva com análise qualitativa, aplicando um roteiro de entrevista semiestruturado, buscou-se analisar de que forma os pesquisadores usam as redes sociais para divulgar seus trabalhos científicos na internet. Observou-se que durante os eventos realizados pela ANPTUR, os participantes aproveitam o evento para apresentar e divulgar seus trabalhos nas redes sociais, como por exemplo, o Facebook, Academia e Researchgate, para que seus estudos sejam conhecidos, ganhando assim reconhecimento pelo feito. A partir desta pesquisa, pode-se perceber relativo uso das redes sociais para divulgar trabalhos científicos por parte dos pesquisadores do evento.

Downloads

Publicado

2016-10-10

Como Citar

Rocha, A. R. C. da, Filho, L. M., Silva, D. S. da, & Chagas, M. M. das. (2016). Redes sociais como ferramenta de divulgação de trabalhos científicos apresentados no Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Turismo (ANPTUR). Marketing & Tourism Review, 1(1). https://doi.org/10.29149/mtr.v1i1.3713

Edição

Seção

Artigos