SOLIDÁRIA E POPULAR: A ORGANIZAÇÃO INSTITUCIONAL DA RESERVA EXTRATIVISTA DE CANAVIEIRAS, BA

https://www.youtube.com/watch?v=C6JkukD-8Js

Autores

  • Juarez Pereira Furtado Universidade Federal de São Paulo
  • Max Felipe Vianna Gasparini Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
  • Wagner Yoshizaki Oda Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.25113/farol.v11i31.8535

Palavras-chave:

estudos organizacionais, reserva extrativista, epistemologia

Resumo

Este vídeo busca ilustrar algumas formas pelas quais se manifesta a organização popular e institucional que aglutina a luta cotidiana de garantia e consolidação de uma Reserva Extrativista (Resex) no Sul da Bahia. Por meio de imagens do território e depoimento de pescadores que exercem liderança na luta e inserção na gestão da Resex, busca-se retratar a interativa e dialética relação entre as percepções individuais e sua expressão nos movimentos coletivos e, igualmente, como as diretrizes das organizações são compreendidas e desdobradas no âmbito particular e na sua relação direta com o território vivido.

Biografia do Autor

Juarez Pereira Furtado, Universidade Federal de São Paulo

Sou professor Associado IV e livre-docente na Unifesp, Dep. de Políticas Públicas e Saúde Coletiva, graduado em Fisioterapia (UFMG). Doutor em Saúde Coletiva (Unicamp/UMontreal). Três pós-doutorados: avaliação de programas e serviços de saúde mental (Saúde Coletiva-Unicamp); Sociogênese da avaliação em Saúde no Brasil (ISC-UFBA); Encontro de Saberes e Saúde Global (UnB). Atividades de ensino com alunos de seis diferentes cursos de graduação da Saúde, no campus Santos da Unifesp. Fundador e integrante do Laboratório Interdisciplinar e Interepistêmico de Saúde Coletiva. Membro dos programas de pós-graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde (Unifesp). Áreas de pesquisa: 1) avaliação de programas e serviços em saúde (dimensões prática, metodológica e epistemológica; 2) epistemologia e iniciativas pluriepistêmicas (Encontro de Saberes) na Saúde em geral e na Saúde Global.

Wagner Yoshizaki Oda, Universidade Federal de São Paulo

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (2004), mestrado em Saúde Coletiva pelo Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP (2019), especialização em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina do ABC (2014) e especialização em Economia Solidária e Tecnologias Sociais na América Latina pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Atualmente é doutorando no Programa Interdisciplinar em Ciências da Saúde da UNIFESP. Profissionalmente, atuou como terapeuta ocupacional na Seção de Reabilitação Psicossocial no município de Santos/SP, CAPS infanto-juvenil no município de São Paulo/SP e CAPS III no município de São Bernardo do Campo/SP. Atuou como gestor de unidade em serviço CAPS III no município de São Bernardo do Campo/SP. Atualmente é terapeuta ocupacional da Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista, presente em ações de ensino, pesquisa e extensão junto ao curso de Terapia Ocupacional. É membro do Laboratório de Estudos e Avaliação em Saúde da UNIFESP e do grupo de pesquisa Discurso e Arquivo da UFRGS.

Referências

Dias, Micheline, Gomes, Rahíssa, Batista, Samene, Campiolo, Sofia, & Schiavetti, Alexandre (2018). Participação popular na criação de unidades de conservação marinha: o caso da Reserva Extrativista de Canavieiras. Revista Direito GV, 14(3), 912-936.

Figueiredo, Marina M. A. (2018). Trabalho e participação política das pescadoras: na reserva extrativista (Resex) Canavieiras. London: Nova edições acadêmicas.

Furtado, Juarez P. Almeida, Ernesto M., Santos, Gabriel P., Ramalho, Simone A., & Oda, Wagner Y. (2024). Solidariedade como política: saúde global e democracia. Ciência & Saúde Coletiva, 29(7), e03802024.

Menezes, Daniel S., Siena, Osmar, & Menéndez Rodríguez, Tomáz D. (2011). Ambientalismo e concepções de RESEX, extrativismo e conhecimento no ICMBIO na Amazônia Legal. Revista Eletrônica de Administração, 17(2), 451-479.

Pereira, Geusa P., Oliveira, Marcelo L. R., & Costa, Bianca A. L. (2017). Mobilização e atuação das populações tradicionais na criação da Reserva Extrativista Marinha de Canavieiras-BA (Brasil). Revista Espacios, 38(41), 13-27.

Downloads

Publicado

2024-11-04

Edição

Seção

Vídeos