FAZER PESQUISA EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM PEQUENO ENSAIO SOBRE DADOS VISUAIS, A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA DURANTE O LOCKDOWN

Autores

  • Andrea Poleto Oltramari Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maria José Tonelli FGV-EAESP

DOI:

https://doi.org/10.25113/farol.v8i23.7101

Palavras-chave:

Pesquisa, Uso de dados visuais, Pandemia, Espaço, Relações de trabalho

Resumo

Esse ensaio propõe uma reflexão sobre fazer pesquisa em tempos de pandemia com o uso de dados visuais, a partir da experiência de uma das autoras do texto.  Propõe-se uma reflexão sobre  essa experiência tanto na perspectiva da observadora que se desdobra em indagações sobre as consequências desse período para o fazer pesquisa no campo das relações de trabalho. O ensaio apresenta  fotos utilizadas que indicam que as mobilidades e as fronteiras no mundo do trabalho precisarão de novos olhares dos pesquisadores. A experiência mostrou ainda que  que, tal como observado por Spradley (1979), as dimensões da vida social a serem observadas no campo continuam as mesmas e incluem o espaço, os atores envolvidos, as atividades, os objetos, o tempo e os sentimentos e emoções envolvidas.

Palavras-chave: Pesquisa, uso de dados visuais, pandemia, espaço, relações de trabalho.

Biografia do Autor

Andrea Poleto Oltramari, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora e Pesquisadora Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, área de concentração, Gestao de Pessoas e relações de trabalho.

Maria José Tonelli, FGV-EAESP

Professora Titutar da Fundação Getulio Vargas, São Paulo, EAESP. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Organizações e Pessoas (NEOP, FGV/EAESP). Pesquisadora CNPq. 

Referências

Barley, Stephen & Kunda, Gideon (2001). Bringing Work Back in. Organization Science, 12(1), 76-95.

Flick, Uwe (2004). Uma introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Bookman.

Gemelli, Catia (2021). Capturas do silêncio: memórias do vazio em Lisboa. Revista Interdisciplinar de Gestão Social, 10(1), 49-61.

Prestes, Vanessa A. & Grisci, Carmem L. I. (2017). A fotografia como lugar de memórias e recurso disparador da fala no trabalho imaterial de modelo de moda. Revista Interdisciplinar de Gestão Social, Salvador, 6(3), 39-54.

Spradley, James (1979). The ethnografic interview. Long Grove: Waveland Press.

Downloads

Publicado

2022-10-31

Edição

Seção

Registros fotográficos