CIDADES, GESTÃO LOCAL E DESENVOLVIMENTO: CONTRIBUIÇÕES DE TÂNIA FISCHER PARA A ÁREA DA ADMINISTRAÇÃO

Autores/as

  • Maria Suzana Moura Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.25113/farol.v5i12.4796

Palabras clave:

Desenvolvimento Local, Cidade, Gestão Social

Resumen

Este ensaio aborda as contribuições de Tânia Fisher para a área da administração, em especial a gestão sócio-territorial e pública. O ponto de partida é a minha experiência de pesquisa no Núcleo de Estudos sobre Poder e Organizações Locais da EAUFBA no período 1992-2005 e, posteriormente, no CIAGS/EAUFBA, ambos sob a coordenação de Tânia Fischer, que orientou a minha tese de doutorado – “Cidades empreendedoras, cidades democráticas e redes públicas: tendências à renovação na gestão local” – aqui referida. A partir de uma breve contextualização, destaco os temas emergentes e o perfil de liderança na EAUFBA.

Biografía del autor/a

Maria Suzana Moura, Universidade Federal da Bahia

Escola de Administração Área Gestõ Sócio Ambiental

Citas

Fischer, T. (2012). Gestão social do desenvolvimento de territórios. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, 12(1), 113-120.

Fischer, T. (2002). Gestão do desenvolvimento e poderes locais: marcos teóricos e avaliação. Salvador: Casa da Qualidade.

Fischer, T. (1997). A cidade como teia organizacional: inovações, continuidades e ressonâncias culturais – Salvador, BA, cidade puzzle. Revista de Administração Pública, 31(3), 74-88.

Fischer, T. (1996). Gestão contemporânea, cidades estratégicas: aprendendo com fragmentos e reconfigurações do local. In: T. Fischer (Org.). Gestão contemporânea: cidades estratégicas e organizações locais (pp. 13-23). Rio de Janeiro: FGV.

Moura, M. S. (1997). Cidades empreendedoras, cidades democráticas e redes públicas: tendências à renovação na gestão local. Tese de doutorado, Escola de Administração, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Brasil.

Publicado

2018-05-21

Número

Sección

Homenagem a Tânia Fischer