O ENSINO DA ADMINISTRAÇÃO POLÍTICA NO BRASIL: CONTEÚDOS, RELATOS E PERSPECTIVAS

Autores/as

  • Fabiane Louise Bitencourt Pinto SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA e UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
  • Raphaela Reis Conceição Castro Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Lara Sousa Matos SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA e UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
  • Gardenia Tereza Jardim Pereira Faculdade de Tecnologia e Ciência - FTC (Vitória da Conquista)

Palabras clave:

Ensino, Administração, Administração política, relato de experiência

Resumen

O ensino superior no Brasil, marcado pela influência norte-americana sobretudo em seu currículo e literatura, reflete o processo histórico de cientificização ao qual está vinculado. Este texto explora o movimento liderado pelo curso de bacharelado em Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que nos anos 2000 inseriu, com apoio discente, a disciplina Administração Política no currículo do curso de Administração e, desde então, tem influenciado outras universidades brasileiras na autocrítica e reflexão quanto ao papel do administrador e sua formação. Assim, reunimos aqui a proposta metodológica do ensino de Administração Política que motivou Instituições de Ensino Superior (IES) a estruturarem a disciplina como componente curricular obrigatório ou optativo dentro do curso de bacharelado em Administração. A partir de quatro relevantes experiências narradas, é possível reconhecermos lacunas no processo formativo da área e propormos mudanças que atendam de forma mais plena e consciente o ensino de Administração no país.

Biografía del autor/a

Fabiane Louise Bitencourt Pinto, SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA e UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Doutoranda em Administração da linha de Estudos Organizacionais no Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Raphaela Reis Conceição Castro Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Lara Sousa Matos, SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA e UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Doutoranda em Administração no Núcleo de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Bahia - UFBA

Gardenia Tereza Jardim Pereira, Faculdade de Tecnologia e Ciência - FTC (Vitória da Conquista)

Mestre em Cultura e Turismo pela Universidade Estadua de Santa Cruz - UESC. Docente da Faculdade de Tecnologia e Ciência - FTC (Vitória da Conquista)

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Publicado

2017-10-19

Número

Sección

Dossiê "Administração Política: Ensino, Pesquisa e Prática"