RELIGIÃO E CONSUMO: ASPECTOS CONCEITUAIS, LIMITES E POSSIBILIDADES

Autores/as

  • Alessandro Gomes Enoque Universidade Federal de Uberlândia
  • Alex Fernando Borges Universidade Federal de Uberlândia
  • Jacquelaine Florindo Borges Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.25113/farol.v2i4.2518

Palabras clave:

Religião, Consumo, Consumo do simbólico, Artigos religiosos, Bourdieu.

Resumen

Embora haja uma rica tradição sociológica que tem por objeto temáticas relacionadas ao universo religioso, ainda são incipientes os esforços que buscam relacionar os fenômenos de natureza organizacional e a religiãoem si.  Emoutro extremo, há uma vigorosa busca, por parte dos pesquisadores, no sentido de melhor compreender a dinâmica cultural relacionada ao universo do consumo, especialmente no que tange a sua dimensão simbólica. É objeto deste trabalho teórico, portanto, melhor compreender a natureza particular do comportamento de consumo do simbólico presente na mercantilização de artigos religiosos.  Partindo do modelo de transferência de sentido proposto por McCracken (1986), o artigo aponta seus limites, em grande parte derivados da natureza específica deste tipo de negócio, e propõe um modelo, inspirado nos trabalhos de Pierre Bourdieu, que seja melhor adaptável ao consumo de artigos religiosos.

Biografía del autor/a

Alessandro Gomes Enoque, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia.

Alex Fernando Borges, Universidade Federal de Uberlândia

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Professor Assistente da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia.

Jacquelaine Florindo Borges, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo. Professora Adjunta da Universidade Federal de Uberlândia.

Citas

BAUMAN, Z. Consuming life. Journal of Consumer Culture, p. 9-29, 2001.

BAUMAN, Z. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Zahar, 2008. 199 p.

BELK, R.W; BAHN, K.D; MAYER, R.N. Developmental recognition of consumption symbolism. Journal of Consumer Research, v.9, n.1, p.4-17, 1982.

BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. 6.ed. São Paulo: Perspectiva, 2005. 361 p.

BOURDIEU, P. O poder simbólico. 11.ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 2007. 311 p.

BOURDIEU, P. A produção da crença: contribuição para uma economia dos bens simbólicos. 3.ed. Porto Alegre: Zouk, 2008. 219 p.

BOURDIEU, P. O senso prático. Petrópolis: Vozes, 2009. 471 p.

BOURDIEU, P. Razões práticas: sobre a teoria da ação. 10.ed. Campinas: Papirus, 2010. 224 p.

BOURDIEU, P. A distinção: crítica social do julgamento. 2.ed. Porto Alegre: Zouk, 2011. 556 p.

CARSWELL, Peter; ROLLAND, Deborah. Religion and Entrepreneurship in New Zealand. Journal of Enterprising Communities: People and Places in Global Economy. Vol. 01, no. 02, 2007.

COSGEL, M.M; MINKLER, L. Religious identity and consumption. Review of Social Economy, v.62, n.3, p.339-350, 2004.

CRUZ, Z.G; AUGUSTO, C.A; VIEIRA, F.G.D; NATT, E.D.M. O processo de transferência de significados: um estudo sobre o consumo simbólico de lingerie por mulheres de baixa renda. Comunicação, Mídia e Consumo, v. 9, n.25, p.141-178, 2012.

DODD, S.D; GOTSIS, G. The interrelationships between entrepreneurship and religion. Entrepreneurship and Innovation, v.8, n.2, p.93-104, 2007.

DURKHEIM, E. As formas elementares da vida religiosa. São Paulo: Martins Fontes, 1996. 609 p.

DURKHEIM, E. Da divisão do trabalho social. São Paulo: Martins Fontes, 1999. 481 p.

ELIADE, M. Imagens e símbolos: ensaio sobre o simbolismo mágico-religioso. São Paulo: Martins Fontes, 2002. 178 p.

ELIADE, M. O sagrado e o profano: a essência das religiões. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008. 191 P.

FERLA, D.A; SILVEIRA, T. A relação entre os benefícios simbólicos do consumo e a formação da identidade dos jovens consumidores através de uma abordagem metodológica mista. In: ENCONTRO DE MARKETING DA ANPAD, 3, 2008, Curitiba. Anais. Curitiba: EMA, 2008.

GAINER, B. Ritual and relationships: interpersonal influences on shared consumption. Journal of Business Research, v.32, n.3, p.253-260, 1995.

GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Ouvidor, 1989. 213 p.

GRUBB, E.L; GRATHWOHL, H.L. Consumer self-concept, symbolism and market behavior: a theoretical approach. Journal of Marketing, v.31, n.4, p.22-27, 1967.

HOLMSTRÖM, Mark. Racehorses our rabitts: Are entrepreneurs a scarce resource? The Journal of Entrepreneursip, v. 8, n. 2, p. 135-145, 1999.

JAIME JÚNIOR, P. Etnomarketing: antropologia, cultura e consumo. RAE-revista de administração de empresas, v.41, n.4, p.68-77, 2001.

JENSSEN, Jan Inge; KRISTIANSEN, Stein. Sub-cultures and entrepreneurship: the value of social capital in Tanzanian Business. The Journal of Entrepreneurship, v. 13, n. 1, p. 1-27 , 2004.

KLEINE III, R.E; KERNAN, J.B. Contextual influences on the meanings ascribed to ordinary consumption objects. Journal of Consumer Research, v.18, p.311-324, 1991.

LEVY, S.J. Symbols for sale. Harvard Business Review, 1957.

MACIEL, E.J.C; MIRANDA, A.P.C. Identidade cultural consumo: uma reflexão histórica sobre hábitos de consumo de moda da sociedade recifense. In: ENCONTRO DE MARKETING DA ANPAD, 3, 2008, Curitiba. Anais. Curitiba: EMA, 2008.

MARTES, Ana Cristina B; RODRIGUEZ, Carlos L. Afiliação Religiosa e Empreendedorismo Étnico: o caso dos brasileiros nos Estados Unidos. Revista de Administração Contemporânea. V. 08, no. 03, Jul/Set, 2004.

MARX, K; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Martins Fontes, 2001. 199 p.

MCCRACKEN, G. Culture and consumption: a theoretical account of the structure and movement of the cultural meaning of consumer goods. Journal of Consumer Research, v.13, p.71-84, 1986.

MEHER, Rajkishor; SAHOO, Renubala. Socio-economic background of the entrepreneurs and the industrial of the small scale sector industries in Orissa. The Journal of Entrepreneurship, v. 17, n. 2, p. 169-188, 2008.

MILLER, D. Consumo como cultura material. Horizontes Antropológicos, ano 13, n.28, p.33-63, 2007.

NAIR, K. R. G.; PANDLEY, Anu. Characteristics of entrepreneurs: an empirical analysis. The Journal of Entrepreneurship, v. 15, n. 1, p. 47-61, 2006.

OLIVEIRA, P.A.R. A teoria do trabalho religioso em Pierre Bourdieu. In: TEIXEIRA, F. (org) Sociologia da religião: enfoques teóricos. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 2010. p. 177-197.

PARKER, J.Z; BAKER, J. What would Jesus buy: american consumption of religious and spiritual material goods. Journal for the Scientific Study of Religion, v.46, n.4, p.501-517, 2007.

PIERUCCI, A.F. O desencantamento do mundo: todos os passos do conceito em Max Weber. São Paulo: Editora 34, 2003. 236 p.

ROCHA, A; ROCHA, E. Paradigma interpretativo nos estudos de consumo: retrospectiva, reflexões e uma agenda de pesquisas para o Brasil. RAE-revista de administração de empresas, v.47, n.1, p.71-80, 2007.

ROOMI, Muhammad Azam; PARROTT, Guy. Barriers to development and progresion of women entrepreneurs in Paquistan. The Journal of Entrepreneurship, v. 17, n. 1, p. 59-72, 2008.

ROOK, D.W. The ritual dimension of consumer behavior. Journal of Consumer Research, v.12, n.3, p.251-264, 1985.

SANSONE, L. Os objetos da identidade negra: consumo, mercantilização, globalização e a criação de culturas negras no Brasil. Mana, v.6, n.1, p.87-119, 2000.

SCHOUTEN, J.W. Selves in transition: symbolic consumption in personal rites of passage and identity. Journal of Consumer Research, v.17, n.4, p.412-425, p.1991.

SOLOMON, M.R. The role of products as social stimuli: a symbolic interactionism perspective. Journal of Consumer Research, v.10, n.3, p.319-329, 1983.

TRACEY, P. Religion and organization: a critical review of current trends and future directions. The Academy of Management Annals, 2012.

WEBER, M. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Pioneira, 2001. 233 p.

WEBER, M. Sociologia das religiões. Lisboa: Antropos, 2006. 358 p.

WUTHNOW, Robert. Religion and economic life. In: SMELSER, N.J; SWEDBERG, R. (org) The handbook of economic sociology. Princeton: Princeton University Press, 1994. p. 620-646.

ZELEKHA, Y; AVNIMELECH, G; SHARABI, E. Religious institutions and entrepreneurship. Small Business Economy, 2013.

Publicado

2015-08-04

Número

Sección

Ensaios