PEDAGOGIA EMPREENDEDORA: UMA CRÍTICA À LUZ DAS INVENÇÕES DO COTIDIANO
DOI:
https://doi.org/10.25113/farol.v1i2.2517Palabras clave:
Pedagogia Empreendedora, Capital Social, Invenções do CotidianoResumen
O presente trabalho teve o intuito de analisar a metodologia educacional “Pedagogia Empreendedora”, implementada em uma rede municipal de ensino público na cidade de São João Del Rei em Minas Gerais, à luz das invenções do cotidiano conforme as problematiza Certeau (1998). Esta metodologia de ensino, de 2006 a 2009, objetivou fomentar o desenvolvimento local a partir de práticas educacionais apoiadas no capital social. Certeau (1998) defende que as maneiras de fazer do homem comum procedem a invenções ou subversões que, ao serem concretizadas no dia a dia, em lugares próprios ou controlados, se constituem em lugares praticados. A estratégia metodológica adotada foi a pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas semi-estruturadas e grupos focais com membros da comunidade escolar. Os resultados apontam um conjunto de bricolagens, combinações e jogos exercidos pelos envolvidos nesta metodologia de ensino, sinalizando táticas de subversão das estratégias dominantes visando o desenvolvimento local.
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