REPLY 1 – PUBLIC UNIVERSITY: A PROJECT IN DISPUTE IN CONTEMPORANEITY
DOI:
https://doi.org/10.25113/farol.v9i25.7901Keywords:
University, Politics, Transformative educationAbstract
This text is inspired by the discussion panel held at the XI ENEO, whose theme was Public University: a project in dispute in contemporary times. The reflections here represent different views about the university, being composed of the initial proposition by José Henrique de Faria, the replies by Pedro Demo and Elisângela de Jesus Furtado da Silva, and finally, the rejoinder by José Henrique de Faria. The discussion problematizes the organization's growing loss of autonomy, the historical contradictions and current dilemmas, and expresses faces of distinct political projects. It is considered that what is in dispute is not the public university project, but the project of Transformative Education and banking education, the first as emancipation and the second as reproduction. In this scenario, those who still defend the Public, Free, Quality and Socially Referenced University cannot be inattentive, alienated, omissive and passive before the projects that are in dispute.
References
Bacich, Lilian & Moran, José (Orgs.). (2018). Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso.
Base Nacional Comum Curricular BNCC. (2018). Educação é a Base. MEC, Brasília. Recuperado em 23, junho 2022 de: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
Censo Escolar. (2021). Censo da Educação Básica 2020. Resumo Técnico. Inep/MEC: Brasília. Recuperado em 23, junho 2022 de: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_escolar_2020.pdf
Demo, Pedro (2015). Aprender como autor. São Paulo: Gen.
Demo, Pedro (2018). Atividades de aprendizagem – sair da mania do ensino para comprometer-se com a aprendizagem do estudante. Campo Grande: SED/ MS.
Demo, Pedro & Shigunov Neto, Alexandre (2021). A gênese da escola pública: uma breve análise histórica e atual da escola brasileira. Itapetininga: Hipótese.
Demo, Pedro & Silva, Renan A. (2021). Efeito desaprendizagem na escola básica. Recuperado em 23, junho 2022 de: https://drive.google.com/file/d/1jnLdc4Eie3zY0eDbmfMrz6Kac17kVqj0/view
Dolton, Peter, Marcenaro, Oscar, Vries, Robert de & She, Po-Wen (2018). Global Teacher Status – Index 2018. U. of Sussex & Varkey Foundation. Recuperado em 23, junho 2022 de: https://www.varkeyfoundation.org/media/4867/gts-index-13-11-2018.pdf
INEP. (2020). Indicadores de qualidade da educação superior – resultados CPC 2019. Brasília. Recuperado em 23, junho 2022 de: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/indicadores/cpc/2019/apresentacao_coletiva_imprensa_cpc_2019.pdf
Piaget, Jaen (1990). La construction du réel chez l’enfant. Paris : Delachaux & Niestlé.
Reich, Justin (2020). Failure to disrupt: why technology alone can’t transform education. Boston: Harvard University Press.
Saviani, Dermeval & Galvão, Ana C. (2021). Educação na pandemia: a falácia do “ensino” remoto. Universidade e Sociedade, XXXI(67), 36-49.
Zhao, Yong (2018). What works may hurt – side effects in education. Columbia: Teachers College Press.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Pedro Demo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Assume-se que em qualquer das modalidades de contribuições aceitas pela Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade, ao submeter um trabalho, o(s) autor(es) se reconhece(m) como detentor(es) do direito autoral sobre ele e autoriza(m) seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído, adaptado e impresso, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original. Em caso de aprovação do trabalho para publicação, os direitos autorais (inclusive os direitos de tradução) são exclusivamente do(s) autor(es).
Os autores devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).