ECHOES OF CAPTIVITY: THE (DE)INFORMATIONAL PROCESS OF EXPORTING EIGHTEEN GIRAFFES

Authors

  • Érica Quadros do Amaral Universidade Federal Fluminense
  • Fabio Alves Gomes de Oliveira Universidade Federal Fluminense
  • Ana Paula Assumpção Universidade Federal Fluminense
  • Andressa da Silva Muniz

DOI:

https://doi.org/10.25113/farol.v11i30.7858

Keywords:

desinformation, zoo, ethics of captivity, environmental education, ecofeminism

Abstract

This article aims to analyze the ethical and informational aspects contained in the case of the eighteen giraffes brought by the Rio Biopark establishment from Africa to Brazil, in obscure circumstances, as suggested by the technical note document issued by Ibama. The theoretical framework was made up of a bibliographical survey that covered, mainly, the fields of Information Science and Critical Animalist Studies. However, the absence of publications on the specific event made it necessary to curate, by means of criteria of authority and reliability of sources, materials about the case from news coverage and interviews granted by specialists and researchers. In this sense, we resorted to the concept of "ethics of captivity" proposed by the author Lori Gruen to encourage the debate about the understanding of an environmental education committed to the promotion of critical thinking and based on precepts of ecofeminism

 

Author Biographies

Érica Quadros do Amaral, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva - PPGBIOS/UFF. Mestra em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação e Ciência em Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBICT/ UFRJ) (2019) . Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal Fluminense (2010). Especialista em Gestão da Informação (2015). Integrante no grupo CNPq de pesquisa Informação, conhecimento, inovação e sustentabilidade ambiental (ECOInfo) e no grupo CNPq Laboratório de Ética Ambiental e Animal (LEA). Bibliotecária na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde também é membra da Comissão de Sustentabilidade (SiBI -UFRJ).

Fabio Alves Gomes de Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Professor Adjunto de Filosofia da Educação junto ao Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal Fluminense; membro permanente do Programa de Pós-Graduacao em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS) da Universidade Federal Fluminense, atuando na linha de pesquisa Bioética e Ética Aplicada; membro permanente do Programa de Pós-Graduacao em Ensino (PPGEn) da Universidade Federal Fluminense, atuando na linha de pesquisa Epistemologias do Cotidiano e Práticas Instituintes. Possui doutorado em Filosofia pela UFRJ (período como pesquisador visitante no Center for Moral, Social and Political Theory da Australian National University - ANU), mestrado em Filosofia e graduações em Administração e Filosofia. Seus temas de interesse e pesquisa giram em torno do debate da Educação, Bioética e Ética Aplicada. É coordenador da Coleção Bordas, junto à Editora Ape´Ku e Editor Adjunto da Revista Diversitates (UFF). Coordena o Laboratório de Ética Ambiental e Animal (LEA) e o Grupo de Pesquisa C.U.I.R (Cultivando Utopias, Insurgências e Revoluções) junto à UFF. Enquanto colaborador integra o Antígona: Laboratório de Filosofia e Gênero (UFRJ); o Núcleo de Ética Aplicada (NEA) da UFRJ, DEGENERA: Núcleo de Pesquisa e Desconstrução de Gêneros da UERJ; o Grupo de Pesquisa Descoloniais Carolina Maria de Jesus, da UFRJ; e Núcleo de Estudos Interseccionais em Psicologia e Educação (NEIPE) da UFF. É coordenador dos Projetos de Extensão 1) Cinema em Cores: Diversidade na Tela; 2) Cartlhas do LEA; e 3) Oficinas sem Crueldade.

Ana Paula Assumpção, Universidade Federal Fluminense

Mestra em Filosofia, doutoranda do PPGBIOS - UFF,  professora. Membra do LEA .

Andressa da Silva Muniz

Mestranda em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva - PPGBIOS (UFF). Pós-graduada em Ensino de Química e Direito Animal, professora. Membra do LEA.

References

Adams, Carol. J. (2018). A política sexual da carne: uma teoria feminista-vegetariana. São Paulo: Alaúde.

Beltrán, Elizabeth. P. (2019). Ecofeminismo. In Pablo Sólon (Org.). Alternativas sistêmicas: Bem Viver, decrescimento, comuns, ecofeminismo, direitos da Mãe Terra e desglobalização (pp. 113-143). São Paulo: Elefante.

Bezerra, Arthur C., Schneider, Marco, & Brisola, Anna (2017). Pensamento reflexivo e gosto informacional: disposições para competência crítica em informação. Informação & Sociedade: Estudos, 27(1), 7-16.

Brügger, Paula (2009). Nós e os outros animais: especismo, veganismo e educação ambiental. Linhas Críticas, 15(29, 197-214.

Campello, Bernadete S. (2009). Letramento informacional: função educativa do bibliotecário na escola. Belo Horizonte: Autêntica.

Derrida, Jacques (2007). Força de lei: o fundamento místico da autoridade. São Paulo: Martins Fontes.

Derrida, Jacques (2002). O animal que logo sou. São Paulo: Unesp.

Dodebei, Vera (2021). (Des) Informação e [Pós] Verdade: possíveis contextos discursivo-conceituais. Em Questão, 27(2), 117-137.

Freire, Paulo (2011). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa (25a ed). São Paulo: Paz e Terra.

Gomes, Sandra L. R., Mendonça, Marília A. R., & Souza, Clarice M. (2000). Literatura cinzenta. In Bernadete S. Campello, Beatriz V. Cendón, & Jeannette M. Kremer (Orgs.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais (97-104). Belo Horizonte: UFMG.

Grogan, Denis (2001). A prática do serviço de referência. Brasília: Briquet Lemos.

Gruen, Lori (2014). The ethics of captivity. New York: Oxford University Press.

Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Ronováveis – Ibama (2022). Diretoria de Proteção Ambiental - DIPRO. Nota Técnica nº 4/2022/FISCFAU-CP/COFIS/CGFIS/DIPRO. Maus tratos, morte e importação irregular de girafas para o Zoológico do Rio de Janeiro. Recuperado em 15 março 2022, de https://oeco.org.br/wp-content/uploads/2022/05/18-girafas-rio-processo-de-importacao-e-apoio-DBFlo-aos-tecnicos-15mar2022-1.pdf.

Layrargues, Philippe P. (2009). Educação ambiental com compromisso social: o desafio da superação das desigualdades. In Carlos F. B. Loureiro & Philippe P. Layrargues (Orgs.). Repensar a educação ambiental: um olhar crítico (pp. 11-31). São Paulo: Cortez.

Logan, Robert K. (2012). Que é informação? A propagação da organização na biosfera, na simbolosfera, na tecnosfera e na econosfera. Rio de Janeiro: Contraponto/PUC-Rio.

Mayday mayday: o podcast do fim do mundo. Introdução + Girafas no Rio.[2022]. [Locução de]: Augusto Morelli e Frank Alarcón. Podcast. Recuperado em 20 junho, 2022, de https://www.spreaker.com/user/16138900/episodio-01-vai-uma-girafa-ai.

Mbembe, Achille (2018). Necropolítica: Biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte. São Paulo: N-1.

Montford, Kelly S. & Taylor, Chloe. (2020). Colonialism and animality. InKelly S. Montford & Chloe Taylor (Eds.). Colonialism and animality: anticolonial perspectives in critical animal studies (pp. 1-16). New York: Routledge.

Oliveira, Fabio A. G. (2021). Especismo estrutural: os animais não humanos como um grupo oprimido. In Ádna Parente, Fernando Danner, & Maria A. Silva (Orgs.). Animalidades: fundamentos, aplicações e desafios contemporâneos (pp. 48-71).

Oliveira, Fabio A. G. & Amaral, Érica Q. (2022). Deixadas para morrer: sobre búfalas, desinformação e especismo estrutural. Liinc Em Revista, 18(1), e5939.

Oliveira, Lilibete.P & Marques Júnior, Hélcio. Revisão literária da biologia e conservação de Giraffa sp. Revista Unaraguaia, 14(1), 93-104.

Puleo, Alicia H. (2019). Ecofeminismo: una alternativa a la globalización androantropocéntrica. In Daniela Rosendo, Fabio A. G. Oliveira, Priscila Carvalho, & Tânia A. Kuhnen (Org.). Ecofeminismos: fundamentos teóricos e práxis interseccionais (pp. 41-60). Rio de Janeiro: ApeKu.

Regan, Tom (2020). Jaulas vazias: o desafio dos direitos dos animais. Lisboa: Edita_X.

Santaella, Lucia (2019). A pós-verdade é verdadeira ou falsa? Barueri: Estação das letras e cores.

Schneider, Marco (2019). CCI/7: Competência crítica em informação (em 7 níveis) como dispositivo de combate a pós-verdade. In Arthur C. Bezerra, Maeco Schneider, Ricardo M. Pimenta, & Gustavo S. Saldanha (Orgs.). Ikritika. Estudos críticos em informação. Rio de Janeiro: Garamond.

Shiva, Vandana (2021). O empobrecimento do meio ambiente: mulheres e crianças por último. In Maria Mies & Vandana Shiva. Ecofeminismo (s.p.). Belo Horizonte: Luas.

Vitorino, Elizete V. & Piantola, Daniela (2011). Dimensões da competência informacional (2). Ciência da Informação, 40(1), 99-110.

Zattar, Mariana (2017). Competência em informação e desinformação: critérios de avaliação do conteúdo das fontes de informação | Information literacy and disinformation: criteria for evaluating the content of information sources. Liinc Em Revista, 13(2), 285-293.

Published

2024-04-08

Issue

Section

Dossier "Animals and Organizations"