QUANDO ESTUDANTES SE TORNAM ARTISTAS: PRODUÇÕES CULTURAIS COMO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NÃO HEGEMÔNICAS NOS ESTUDOS ORGANIZACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.25113/farol.v5i13.4696Keywords:
Espaço, Tempo, ArteAbstract
Este registro fotográfico retrata uma experiência concebida e vivenciada no contexto da disciplina “Espaço e tempo nas organizações” do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGAdm/UFES). Durante a disciplina, os estudantes foram provocados a, aproximando arte e ciência, elaborar, como trabalhos finais, produções artísticas que dialogassem com o conteúdo da disciplina. A exposição foi denominada pelos próprios estudantes como “Espaço e tempo não são simples sensações...”, organizada por eles em conjunto com a professora ministrante da disciplina, e aconteceu nas dependências da universidade em outubro de 2017. A experiência dialoga com o contexto atual, em que se veem censuras e ataques ao campo das artes brasileiras, de forma a aproximar a produção artística das práticas de produção acadêmica. Defende-se aqui, portanto, que a valorização de produções culturais no campo dos Estudos Organizacionais (EOs) pode ser considerada prática pedagógica não hegemônica e de resistência.
References
Bispo, M. S., & Costa, F. J. (2016). Artigos como avaliação discente em disciplinas de pós- graduação: instrumento educativo ou subsistema de linha de montagem? Cadernos EBAPE.BR, 14(4), 1001-1010.
Davel, E., Vergara, S. C., & Ghadiri, P. D. (2007). Administração com arte: papel e impacto da arte no processo de ensino-aprendizagem. In: E. Davel, S. C. Vergara, & P. D. Ghadiri (Eds.), Administração com arte (pp. 13-26). São Paulo: Atlas.
G1. (2017a). Museu de Porto Alegre encerra exposição sobre diversidade sexual após ataques em redes sociais. Recuperado em 15 novembro, 2017, de: https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/museu-de-porto-alegre-encerra-exposicao-sobre-diversidade-apos-ataques-em-redes-socias.ghtml
G1. (2017b). Obra é retirada de ação do Outubro Rosa no ES por conter nudez. Recuperado em 15 novembro, 2017, de: https://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/obra-e-retirada-de-acao-do-outubro-rosa-no-es-por-conter-nudez.ghtml
Gazeta. (2017). Projeto que proíbe exposições com teor pornográfico no ES é aprovado. Recuperado em 15 novembro, 2017, de: http://www.gazetaonline.com.br/cbn_vitoria/reportagens/2017/10/projeto-que-proibe-exposicoes-com-teor-pornografico-no-es-e-aprovado-1014104700.html
Rosa, A. R. (2008). “Nós e os Índices” - um outro olhar sobre a pressão institucional por publicação. Revista de Administração de Empresas, 48(4), 108-114.
Strati, A. (2007). Organização e estética. Rio de Janeiro: FGV.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Assume-se que em qualquer das modalidades de contribuições aceitas pela Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade, ao submeter um trabalho, o(s) autor(es) se reconhece(m) como detentor(es) do direito autoral sobre ele e autoriza(m) seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído, adaptado e impresso, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original. Em caso de aprovação do trabalho para publicação, os direitos autorais (inclusive os direitos de tradução) são exclusivamente do(s) autor(es).
Os autores devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).