A PRODUÇÃO DE DISCURSOS EM UMA EMPRESA DE COSMÉTICOS: UM SONHO ROSA
DOI:
https://doi.org/10.25113/farol.v2i3.2525Keywords:
discursos – ideologia – produção de subjetividade.Abstract
Foram analisados os discursos produzidos em uma das unidades de uma empresa de cosméticos. Para tal foi necessário caracterizar o sistema religioso segundo Pagès et al (2008), caracterizar a empresa e os discursos que por lá circulam. A pesquisa é qualitativa. Os dados foram produzidos por meio de observação não participante, aplicação de questionário aberto, entrevista semiestruturada e pesquisa documental. A análise realizada nos materiais foi uma análise de discurso. Tal procedimento analítico permitiu que alguns enunciados fossem evidenciados. Também permitiu observar-se que os enunciados levam à configuração de práticas no cotidiano das consultoras e diretora, incitando certos comportamentos e valores organizacionais. Para Pagès a filosofia Mary Kay seria uma ideologia, mas neste estudo também se trata da produção de subjetividades e discursos organizacionais. O estudo conclui que discursos empresariais e religiosos circulam na unidade organizacional investigada.
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