EXU ALE KRRIERI E OS ESTUDOS ORGANIZACIONAIS BRASILEIROS: A VIDA SOCIAL ORGANIZADA EM EVIDÊNCIA

Autores

  • Eloísio Moulin de Souza Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.25113/farol.v10i29.8291

Palavras-chave:

Exu Ale Krrieri, Vida social organizada, Estudos organizacionais, Homem comum e ordinário, Cotidiano

Resumo

Este artigo foi escrito para homenagear a obra e vida (em vida) do professor Alexandre de Pádua Carrieri. Para tanto, utiliza-se dos saberes de religiões de matriz africana para construir uma metáfora, estabelecendo uma comparação entre a obra do homenageado com as características relacionadas aos Exus. Desta forma, Alexandre de Pádua Carrieri é denominado neste artigo de Exu Ale Krrieri. Pode-se afirmar que sua obra abre os caminhos dos estudos organizacionais e da administração ao trazer novas possibilidades de se compreender as organizações e o campo dos estudos organizacionais, rompendo com a narrativa hegemônica da tradição neoliberal funcionalista, ressignificando o objeto e campo de atuação dos estudos organizacionais e da administração com o conceito de vida social organizada, evidenciando a importância do Homem ordinário e comum nos processos sempre incompletos e inacabados do organizar. Desta forma, sua obra permite-nos (re)pensar as organizações e os estudos organizacionais, enfatizando a importância e a presença das questões sociais como o principal objeto de análise dos estudos organizacionais.

Referências

Boal, Kimberly B., Hunt, J. G., & Faros, Stephen F. (2003). “Order is free”: On the ontological status of organizations. In Robert Westwood & Stewart Clegg (Eds.). Debating organization: point-counterpoint in organization studies (pp. 84-97). Oxford: Blackwell.

Carrieri, Alexandre P. (2023). Produção social do cotidiano: histórias e memórias da gestão na vida organizada nas/das sociedades. In Luiz Alex S. Saraiva & Alexandre P. Carrieri (Orgs.). Estudos organizacionais e sociedade – volume 1 (pp. 17-32). Porto Alegre: Fi.

Carrieri, Alexandre P., Perdigão, Denis A., Martins, Paula G., & Aguiar, Ana R. C. (2018). A gestão ordinária e suas práticas: o caso da Cafeteria Will Coffee. Revista de Contabilidade e Organizações, 12, e141359.

Correia, Gabriel F. A. & Carrieri, Alexandre P. (2019). O cotidiano de negócios familiares em Matozinhos/MG. Revista Economia & Gestão, 19(52), 101-117.

De Certeau, Michel (1982). A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense-Universitária.

Lefebvre, Henri (2002). Critique of everyday life: foundations for a sociology of the everyday, v. ii. London: Verso.

Lefebvre, Henri (1991). A vida cotidiana no mundo moderno. São Paulo: Ática.

Lefebvre, Henri (1969). O direito à cidade. São Paulo: Documentos.

Motta, Fernando C. P. (1996). O que é burocracia. São Paulo: Brasiliense.

Weber, Max (2022). Economia e Sociedade. Lisboa: Edições 70.

Downloads

Publicado

2023-11-17

Edição

Seção

Homenagem a Alexandre de Pádua Carrieri