TRÉPLICA – UM PROJETO EM DISPUTA NA CONTEMPORANEIDADE: CONSIDERAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA

Autores

  • José Henrique de Faria Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.25113/farol.v9i25.7902

Palavras-chave:

Universidade, Política, Educação transformadora

Resumo

Esse texto é inspirado na mesa de discussão realizada no XI ENEO, cujo tema foi Universidade Pública: um projeto em disputa na contemporaneidade. As reflexões aqui representam olhares distintos sobre a universidade sendo composta pela proposição inicial de José Henrique de Faria, réplicas de Pedro Demo e Elisângela de Jesus Furtado da Silva, e por fim, a tréplica por José Henrique de Faria. A discussão problematiza a crescente perda de autonomia da organização, as históricas contradições e dilemas atuais e exprimem faces de projetos políticos distintos. Considera-se que, o que se encontra em disputa não é projeto de universidade pública, mas o projeto de Educação Transformadora e educação bancária, a primeira como emancipação e a segunda como reprodução. Nesse cenário, aqueles que ainda defendem a Universidade Pública, Gratuita, de Qualidade e Socialmente Referenciada não podem estar desatentos, alienados, omissos e passivos diante dos projetos que estão em disputa.

Biografia do Autor

José Henrique de Faria, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo. Professor Titular da Universidade Federal do Paraná.

Referências

-

Downloads

Publicado

2022-12-19

Edição

Seção

Debates