DA OBJETIVIDADE CIENTÍFICA OU DEUS CRIOU O HOMEM À SUA IMAGEM E SEMELHANÇA
DOI:
https://doi.org/10.25113/farol.v9i24.7861Palavras-chave:
Ciência, Gênero, Marie CurieResumo
Sentados em torno de uma mesa redonda, os editores-chefes da Enciclopédia de Ciências se reviraram em suas confortáveis cadeiras de couro. Um pequeno problema surgiu e demandou uma decisão rápida: o que fazer com Marie Curie? Obviamente a presença da cientista não havia sido considerada anteriormente, quando a sessão biográfica da enciclopédia recebeu o nome de "O Homem". Mas não haveria como deixar a primeira pessoa a ganhar dois prêmios Nobel fora da História. Eis o entrave. Um silêncio tomou conta da sala, entrecortado pelo tintilar do gelo batendo nos copos de uísque. "Põe ela com o Pierre". A questão foi resolvida sem grandes dramas. Não seria uma excelente dona de casa que perturbaria o rigor científico compartilhado com tanto esmero entre aqueles distintos senhores. Marie Curie passou pelas mãos dos editores como um soluço solitário incapaz de perturbar a beleza do grande discurso.
Referências
-
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Clarissa Reche Nunes da Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Assume-se que em qualquer das modalidades de contribuições aceitas pela Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade, ao submeter um trabalho, o(s) autor(es) se reconhece(m) como detentor(es) do direito autoral sobre ele e autoriza(m) seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído, adaptado e impresso, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original. Em caso de aprovação do trabalho para publicação, os direitos autorais (inclusive os direitos de tradução) são exclusivamente do(s) autor(es).
Os autores devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).